Jardim Botânico de Diadema é revitalizado
As secretarias de Educação e Meio Ambiente da Prefeitura de Diadema, realizaram uma revitalização no Jardim Botânico, em um investimento de cerca de R$180 mil.
- Data: 30/08/2013 17:08
- Alterado: 30/08/2013 17:08
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: PMD
Crédito:
Todas as instalações, desde o borboletário, até as placas de indicação sofreram intervenções e melhorias, como é o caso do Laboratório do Borboletário, cujo piso recebeu azulejo, e teve o telhado trocado e o deck do Centro de Referência Ambiental reconstruído.
Localizado no Jardim Inamar, região sul da cidade, o Jardim Botânico ocupa uma área com cerca de 26 mil m2, oferecendo aos visitantes contato intenso com a natureza, opções de lazer, atividades de educação ambiental, além do borboletário.
Conheça outras partes do Jardim Botânico e veja as intervenções feitas para melhor acolher os visitantes.
Borboletário Tropical
O Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira é o primeiro da região metropolitana de São Paulo. Abriga espécies típicas da Mata Atlântica em um viveiro com cerca de 190m2. Autorizado pelo IBAMA, o criadouro proporciona aos visitantes o contato direto com os animais, o conhecimento sobre o ciclo de vida do inseto e sua importância na natureza.
São cultivadas duas espécies, a caligo, conhecida popularmente como “olho de coruja” e a ascia conhecida como “borboleta-da-couve” Os ovos, largatas e pupas, conhecido popularmente como casulos, ficam em um berçário junto ao viveiro.
Vegetação
Vegetação em estágio inicial de regeneração e trechos de Mata Atlântica nativa, onde se destacam árvores como pau-brasil, paineira, jacarandá, palmeira juçara, angico, urucum e jatobá. Há ainda espécies exóticas como plátanos, magnólia e palmeiras.
Paisagismo
No Viveiro de produção de mudas, Aristides Antunes, são cultivadas algumas espécies de vegetação utilizadas no paisagismo da cidade, tais como pileia, grama amendoim e grama preta. São plantas arbóreas, ornamentais (porte médio) e forração (porte pequeno).
Placas de Indicação
Foram instaladas placas de indicação pelo parque e placas de identificação de espécies nas árvores.
Visita monitorada
O Jardim Botânico realiza atividades de educação ambiental para escolas do município e região. Monitores acompanham as visitas que devem ser agendadas por telefone.
Trilhas
O local inclui duas trilhas pela mata, para serem feitas a pé. São elas: Trilha do Palmito e Trilha das Águas. O grau de dificuldade de caminhada é de médio a baixo, e deve ser acompanhada pelos monitores.
Trilhas e iluminação
Visando a segurança dos visitantes, as cinco pontes da Trilha das Águas e os postes de iluminação foram trocados.
Área de convivência
Construída a céu aberto e rodeada por árvores, a área oferece assento para o público e serve para apresentações culturais e palestras.
Banheiros infantis
Agora as crianças menores de cinco anos que frequentam o local têm à disposição banheiros adaptados à sua faixa etária.
Serviço
Jardim Botânico de Diadema
Rua Ipitá, 193 Jardim Inamar
Tel: 4059-7600/4059-7614