Pai Nota 10 – Como Ajudar seu Filho a Chegar ao Topo
Pais de São Caetano recebem dicas sobre como estimular Educação dos filhos
- Data: 29/08/2013 17:08
- Alterado: 29/08/2013 17:08
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Cerca de 250 homens enfrentaram o frio na noite desta quarta-feira (28/8), em São Caetano do Sul, para receberem dicas de como participar mais ativamente da vida escolar dos filhos. O evento “Pai Nota 10 – Como Ajudar seu Filho a Chegar ao Topo” faz parte do projeto Escola de Pais, que já levou orientações para milhares de famílias sancaetanenses este ano, e foi realizado no Teatro Paulo Machado de Carvalho, no Bairro Santa Maria. O prefeito Paulo Pinheiro e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Graça Pinheiro, também acompanharam a palestra ministrada por Daniel Belluci Contro, secretário municipal de Educação.
“Desde o início do ano estamos fazendo uma cruzada pela Educação nas escolas de São Caetano, motivando a participação das famílias na vida escolar dos filhos. Já realizamos cerca de 20 palestras sobre o assunto e percebemos que a participação das mães é majoritária, formando quase 90% do público. Por este motivo decidimos chamar a atenção dos homens para a necessidade de um maior envolvimento deles nesta questão, pois em geral o homem brasileiro acompanha de forma bastante distante a Educação dos filhos, delegando a responsabilidade apenas para as mães”, destacou Contro.
O educador citou estudos que mostram a importância da figura paterna na Educação dos filhos e ressaltou a necessidade dos pais se tornarem modelos para as crianças e jovens. “O exemplo positivo não é uma forma de educar os filhos, é a única forma eficaz de educá-los. Por isso temos de nos espelhar em povos que, culturalmente, valorizam muito o ensino dos filhos, como os judeus e os asiáticos. Apenas pela Educação podemos garantir que nossos filhos terão boas oportunidades no futuro, terão sucesso na vida pessoal e profissional.”
Durante as mais de duas horas de evento, os pais conheceram exemplos de práticas simples, do dia-a-dia, que podem ter resultados expressivos no crescimento intelectual dos filhos. E foram provocados a adotar pequenas mudanças em seu cotidiano para ajudar as crianças a atingirem grandes patamares educacionais. “Não é possível que a gente cobre de nossos filhos que eles se dediquem ao estudo numa noite, por exemplo, enquanto nós estamos nos ficamos assistindo futebol pela TV. Temos de participar, ler junto, estimulá-los a se dedicar”, explicou Contro.
O secretário de Educação mais uma vez estimulou que os pais de São Caetano cobrem mais qualidade nas escolas do município. “Vocês têm de exigir que o ensino de nossas escolas seja cada vez melhor. Seu filho não terá 7 anos de novo, a chance dele receber uma boa formação na educação básica é agora. Cobre isso do professor, a diretora, a Secretaria de Educação, a Prefeitura. Não aceite que ninguém sabote o futuro de seu filho”, afirmou Contro. “Temos de sonhar alto, na nossa vida e em relação aos nossos filhos. Se o sonho for pequeno, como será a realidade?”
DICAS – Após a palestra, muitos pais fizeram perguntas e elogiaram a iniciativa da Secretaria de Educação. Todos ganharam folhetos com cerca de 60 dicas práticas para criar em suas famílias um ambiente propício para o desenvolvimento cultural e educacional das crianças, como: incentive seu filho a ler; valorize a escrita; acompanhe a lição de casa; prestigie o professor; visite a escola de seu filho; entenda como a escola funciona; e fique de olho no aprendizado. “Nenhuma criança vai atingir o máximo de seu potencial quando exigimos o mínimo”, concluiu Daniel Belluci Contro.
A Educação de São Caetano vai seguir realizando as reuniões tradicionais da Escola de Pais, nas escolas do município, nos próximos meses. Para outras informações sobre o projeto ou como participar mais ativamente da vida escolar dos filhos, o telefone da Secretaria Municipal de Educação é 4232-7199.