São Caetano sedia Fórum do Esporte para Pessoas com Deficiência

Aconteceu nesta segunda feira na EMEF Leandro Klein em São Caetano do Sul, o primeiro Fórum do Esporte para Pessoas com Deficiência do ABC.

  • Data: 27/08/2013 16:08
  • Alterado: 27/08/2013 16:08
  • Autor: Luciano Luiz
  • Fonte: SEEST
São Caetano sedia Fórum do Esporte para Pessoas com Deficiência

SONY DSC

Crédito:

Você está em:

O evento foi organizado pela Secretaria de Esporte e Turismo em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e mobilidade Reduzida de São Caetano do Sul. Os secretários, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves e Thiago Tortorello, responsáveis pelas pastas, estiveram presentes e compartilharam experiências e alternativas de ações junto aos convidados do evento.

O Vice Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael Conrado de Oliveira fez uma longa explanação durante o evento, apresentando os principais encaminhamentos que o Ministério do Esporte e o Comitê Paraolímpico Brasileiro vem desenvolvendo para proporcionarem melhores condições da prática esportiva aos atletas com necessidades especiais.

Mizael fez questão de exaltar a iniciativa de São Caetano do Sul, na realização de um fórum de discussão onde o tema pudesse ser abordado de forma destacada e por consequência em relação a estrutura já existente hoje na cidade que é de grande referência para outras do país. “É fundamental que esses encontros se propaguem cada vez mais, pois assim teremos de forma mais difundida a conscientização e o respeito das autoridades públicas em relação as limitações e condições para que esses atletas possam desenvolver suas atividades físicas”, comentou.

Durante o dia o fórum contou com inúmeras palestras abordando temas relevantes para a melhor condição das pessoas com necessidades, como Educação Física Adaptada, Esporte de Alto Rendimento, Acessibilidade para o desenvolvimento do esporte e Inclusão Social através do Esporte.

Os depoimentos dos atletas foram pontos de destaque ao evento, pois além de emocionar a todos pela força e superação, ainda serviram como incentivo para que outras pessoas com deficiências vissem novas possibilidades e professores enxergassem alternativas de orientação e encaminhamentos esportivos.

“Nesses testemunhos dos atletas destaco a força que essas pessoas passam a todos nós, com exemplos vivos e reais onde aprendemos a valorizarmos mais a cada dia em que acordamos e as vezes reclamamos de tão pequena adversidade, mas o principal é a reflexão que nós do poder público temos que fazer em relação as condições dadas aos deficientes em nossa cidade”, comentou Gilmar Tadeu.

Ao término do evento, foi lavrado um termo de responsabilidade dentre os presentes, onde melhorias, mudanças e encaminhamentos foram registrados. O objetivo é que o documento tenha uma sequência de ações e consequências junto a todas as esferas possíveis, tanto municipais, como estaduais e federais.

Para o Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Thiago Tortorello, o fórum foi um sucesso e a partir dele ações em conjunto com outras secretarias serão fundamentais para uma evolução de serviços e estrutura para pessoas com deficiências em São Caetano do Sul.

“Esse evento foi organizado em parceria com duas secretarias, Esporte e Turismo e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, mas temos a obrigação de envolvermos outras frentes como a Cultura, Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, Planejamento, etc. Juntos somaremos forças e teremos um legado de acessibilidade e respeito a todos que necessitem de condições especiais para não só a prática esportiva, mas a sequência da vida de uma forma mais digna e tranquila”, declarou Tortorello.

A Secretaria de Esporte e Turismo de São Caetano do Sul, após o término do evento já colocou a disposição seus equipamentos esportivos para novas atividades e possíveis alterações visando uma maior integração e acessibilidade a todos que queiram utilizar suas estruturas.

“São Caetano do Sul possui centros esportivos para a sua sociedade e eles estarão sempre abertos para a prática esportiva de todos. As pessoas com deficiências utilizam boa parte de nossas estruturas, mas nosso foco dentro de um compromisso público social é de sempre aumentar o número de frequentadores com a melhor condição possível. A porta da secretaria estará sempre aberta para receber sugestões em prol de nossa cidade”, finalizou o Secretário de Esporte Gilmar Tadeu Ribeiro Alves.

Compartilhar:
1
Crédito:SEEST SONY DSC
1
Crédito: SONY DSC
1
Crédito: SONY DSC

  • Data: 27/08/2013 04:08
  • Alterado:27/08/2013 16:08
  • Autor: Luciano Luiz
  • Fonte: SEEST









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados