Golpistas espalham mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH

Detrans estaduais alertam que esse tipo de comunicação não é oficial e orientam os cidadãos a não clicar em links suspeitos

  • Data: 19/11/2024 13:11
  • Alterado: 19/11/2024 13:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil
Golpistas espalham mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH

Crédito:Divulgação

Você está em:


Em diversas regiões do Brasil, cidadãos têm reportado o recebimento de mensagens fraudulentas via SMS e aplicativos como WhatsApp. Essas mensagens, que incluem o nome do destinatário, alegam a suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e solicitam dados pessoais. Curiosamente, até pessoas que não possuem CNH têm sido alvo desse golpe.

Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) enfatizam que se trata de um golpe e esclarecem que não enviam mensagens desse tipo. A recomendação é para que os cidadãos ignorem e não cliquem nos links dessas comunicações enganosas.

Esses links redirecionam para sites fraudulentos que imitam o portal oficial do Governo Federal, o Gov.br. As páginas falsas exibem formulários solicitando informações pessoais e apresentam boletos e QR codes para pagamento de taxas fictícias. Além disso, listam infrações inexistentes com opções para “regularização”.

Os Detrans reiteram que não fazem contato com motoristas por meio de SMS, e-mail ou chamadas telefônicas. Todas as notificações oficiais são entregues por correspondência via Correios e publicadas no Diário Oficial do respectivo estado.

A orientação primordial é que ao receber tais mensagens, os usuários as apaguem imediatamente. Para qualquer dúvida ou esclarecimento, recomenda-se acessar os canais oficiais: o site do Detran estadual, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que fornece acesso a informações sobre infrações relacionadas ao condutor e ao veículo, ou buscar atendimento presencial.

Para aqueles que já foram vítimas do golpe, a instrução dos Detrans é registrar um Boletim de Ocorrência.

Compartilhar:

  • Data: 19/11/2024 01:11
  • Alterado:19/11/2024 13:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados