Turismo do Grande ABC fecha balanço das ações no ano e projeta 2025
Reunião no Consórcio ABC definiu estratégias para fomento do setor na região.
- Data: 14/11/2024 19:11
- Alterado: 14/11/2024 19:11
- Autor: redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação/Consórcio ABC
O Fórum de Turismo Instância de Governança Regional (IGR) do Grande ABC, organizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e formado por integrantes das secretarias municipais, sociedade civil organizada e associações do setor, fechou o balanço deste ano, nesta quinta-feira (14/11), em reunião realizada na sede do órgão que representa as prefeituras da região. No encontro, o grupo também traçou metas e estratégias para fomento do setor no próximo ano.
Ao longo de 2024, a IGR trabalhou no mapeamento dos atrativos turísticos da região. Foram identificados cerca de 260 pontos, sendo 56 deles com potencial de atratividade regional. Também foram definidos roteiros turísticos (artesanato, gastronômico, turismo solidário, cicloturismo/esporte/aventura, natureza, turismo industrial/inovação/econômico, religioso e histórico/cultural).
Neste ano, o grupo também trabalhou na elaboração de uma demanda regional do turismo, que foi entregue ao secretário estadual da pasta, Roberto de Lucena, em maio, encontro realizado na sede do Consórcio ABC, em Santo André.
A IGR também iniciou em 2024 uma série de visitas técnicas às rotas de cicloturismo e caminhada da região, com o objetivo de avaliar pontos como potencial de atratividade, grau de uso, representatividade, apoio local e comunitário, estado de conservação da paisagem, infraestrutura, acesso e acessibilidade.
A primeira rota visitada e avaliada foi o Caminho Turístico Passos do Padre Capra, entre Rio Grande da Serra e Santo André, que começa na Capela São Sebastião e termina na Vila Histórica de Paranapiacaba, passando por outros 4 pontos com potencial turístico.
Para 2025, a IGR projeta inserir todos os municípios da região no Mapa Brasileiro do Turismo, desenvolver projetos regionais de fomento ao turismo, elaborar um calendário regional de atividades e buscar parceiros, na iniciativa privada e setor público, que possam direcionar recursos para o setor.
“Tivemos realizações importantes ao longo deste ano, com o foco no desenvolvimento e fomento do turismo na nossa região. Todo este trabalho nos permite nortear ações e possibilidades para o próximo ano”, afirmou a professora e doutora da Universidade São Caetano do Sul (USCS), Daniela Flores Longato, presidente do Fórum de Turismo.