Semasa realiza pesquisa para melhorar gestão das Estações de Coleta
Meta é ouvir cerca de 1,4 mil munícipes de Santo André que usam os ecopontos
- Data: 26/09/2024 15:09
- Alterado: 26/09/2024 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMSA
Crédito:Divulgação/Semasa
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está realizando uma pesquisa de opinião com os munícipes que fazem uso das Estações de Coleta, o que servirá para avaliar o atendimento aos usuários, os serviços e a infraestrutura, contribuindo para que a autarquia possa melhorar ainda mais a gestão dos ecopontos.
Quando os moradores vão descartar resíduos ou fazer doações de roupas, calçados, acessórios e objetos nesses locais já há aplicação de pesquisa quantitativa, feita pelos zeladores. O estudo qualitativo, portanto, é mais um instrumento para aperfeiçoar os indicadores da gestão das Estações de Coleta.
Iniciada no dia 17 de setembro, a pesquisa ocorre nos próprios endereços das unidades e abarca questões sobre atendimento, satisfação, infraestrutura (limpeza, organização, sinalização e qualidade), tempo de espera, facilidade de acesso e conhecimento sobre os resíduos que podem ser descartados. Há também espaço para comentários e sugestões.
A projeção é de envolver, aproximadamente, 1,4 mil usuários que fazem uso das 29 Estações de Coleta. Cada local possui uma meta, calculada proporcionalmente ao número de atendimentos.
Em média, por mês, o Semasa faz cerca de 30 mil atendimentos nos ecopontos. Em todo o ano de 2023, foram descartadas mais de 37 mil toneladas de resíduos. Os materiais mais recebidos foram: entulho (19.702 toneladas) e madeira (4.966 toneladas). Além disso, mais de 200 mil objetos foram doados, o que inclui eletroeletrônicos, roupas, calçados, acessórios, utensílios para o lar, livros, brinquedos e itens para pessoas com deficiência.