SEDPcD celebra o Dia Nacional do Surdo com ações que ampliam a inclusão
Museu da Inclusão promove atividades para este público neste sábado (28); programa São Paulo São Libras e curso de Libras reforçam o compromisso do Estado com a acessibilidade comunicacional
- Data: 26/09/2024 11:09
- Alterado: 26/09/2024 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: SEDPcD
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Instituído pela Lei nº 11.796/2008, o Dia Nacional do Surdo é celebrado em 26 de setembro, com o principal objetivo de propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Para marcar a data, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) realiza neste sábado (28) um evento gratuito no Museu da Inclusão (confira programação abaixo).
Com o tema “celebrando a cultura e a identidade”, a programação conta com palestras, sarau de poesia, atividades recreativas para crianças e uma performance de arte visual ao vivo. As atividades, realizadas em Libras e em português, serão protagonizadas pela comunidade surda e integram o encerramento das comemorações do Setembro Verde, dedicado à luta pela inclusão das pessoas com deficiência.
A SEDPcD também conta com iniciativas para a comunidade que têm o objetivo de aproximar os serviços públicos desta população. Entre os programas de destaque está o São Paulo São Libras, que oferece intérpretes de Libras para atendimento presencial em diversos locais, como as unidades do Poupatempo, o Museu da Inclusão e o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), entre outros. Além disso, a plataforma estará disponível nas eleições municipais do estado de SP deste ano e também à disposição deste público na Defensoria Pública estadual . A iniciativa visa garantir que as pessoas surdas tenham pleno acesso a serviços públicos de qualidade.
“A SEDPcD reforça seu compromisso com a inclusão das quase 600 mil pessoas que fazem parte da comunidade surda no estado de São Paulo por meio de políticas públicas que promovem a acessibilidade e quebram barreiras comunicacionais”, destaca o secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Além disso, mensalmente a Secretaria promove o curso de Introdução à Libras, por meio da Escola da Inclusão. A formação é destinada a capacitar tanto servidores públicos quanto a população em geral, com o objetivo de diminuir a distância comunicacional entre surdos e ouvintes. O curso não só contribui para a inclusão social, como também fomenta a cultura de respeito e de igualdade.
“Temos trabalhado continuamente para diminuir as barreiras que impedem a comunicação entre surdos e ouvintes. A nossa gestão não tem medido esforços para promover políticas públicas inclusivas, que garantam a todos o direito de serem compreendidos e respeitados”, complementa o secretário.
Programação
14h – Abertura com Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
14h10 – Ciclo de palestras
Auditório:
“Cultura Surda e pluralidade” – Sylvia Lia
“Evolução da comunicação na comunidade surda” – Ricardo Nakasato
“Comunidade surda e a relação com os filhos e os ritmos” – Edinho Santos
“Corpos surdos e suas conexões” – Fábio de Sá
Museu da Inclusão, Piso Térreo:
Atividades recreativas para crianças, com contação de histórias em Libras
15h20 – Intervalo
15h40 – Sarau de Poesia Surda
Poetas: Marcos Santana, Francisco de Sá, Sandro Santos, Eduardo Rocha, Fábio de Sá, Rafaela Schineider
Durante o evento, o artista grafiteiro Rafael Odrus realizará uma performance de arte visual ao vivo.
17h – Encerramento