Espetáculo da Filarmônica de MG ganha transmissão ao vivo na Rádio MEC
Apresentação da orquestra vai ao ar nesta quarta-feira (11/9), às 20h30
- Data: 11/09/2024 14:09
- Alterado: 11/09/2024 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: Rádio MEC
Tais Conte Renzetti é uma das regente dos concerto desta quarta
Crédito:Sandro Brunetti
A Rádio MEC apresenta ao vivo, nesta quarta (11), às 20h30, o concerto de encerramento do Laboratório de Regência 2024 promovido pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Transmitido direto da Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, o espetáculo será conduzido por Giovanna Elias, Pedro Ferreira, Renan Cardoso e Tais Conte Renzetti, maestros selecionados para o projeto.
Em sua 15ª edição, o Laboratório de Regência é uma iniciativa inédita no Brasil, criada em 2009 pelo diretor artístico e regente titular da Filarmônica, Fabio Mechetti. As aulas possibilitam que jovens tenham sob sua batuta uma orquestra profissional e aprendam, na prática, os desafios da regência.
Durante o concerto desta quarta, a orquestra interpreta “O Moldávia”, de Bedřich Smetana, “Mamãe Gansa: Suíte”, de Maurice Ravel, “Romeu e Julieta: Abertura-Fantasia”, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, e Danças de Galanta, de Zoltán Kodály.
Desde a sua criação, o Laboratório de Regência já contou com a participação de 182 jovens de todo o país. Por lá já passaram regentes que hoje se destacam no cenário nacional e internacional, como o atual maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, José Soares, que participou do Laboratório em 2017, tornando-se integrante da orquestra em 2020.
Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Fundada em 2008, a Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do país, da Europa, Ásia e Américas.
O grupo possui 18 discos gravados, entre eles quatro que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty. O álbum “Almeida Prado – obras para piano e orquestra”, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, foi indicado ao Grammy Latino 2020.
Serviço
Concerto Orquestra Filarmônica de Minas Gerais – quarta-feira, dia 11/09, às 20h30, ao vivo na Rádio MEC FM