Santo André recebe primeiro de quatro pluviômetros para áreas de risco
Equipamento foi cedido pelo Governo Federal; comunidade será capacitada para conferir leitura, em processo participativo com a Defesa Civil
- Data: 16/08/2013 10:08
- Alterado: 16/08/2013 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Semasa
Crédito:
Foi instalado hoje (15/8) em Santo André o primeiro dos quatro pluviômetros que a cidade recebeu. O equipamento, que mede a quantidade de chuva em determinado local, foi cedido pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em doação ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental). Outros municípios da Grande São Paulo estão recebendo aparelhos idênticos do órgão federal.
O pluviômetro foi colocado numa laje da parte superior do Cesa Jardim Santo André, adequado para garantir que a medição do índice de chuvas seja precisa. No bairro estão algumas das maiores áreas de risco da cidade.
Os outros três pluviômetros também já chegaram e serão instalados nas próximas semanas no Cesa Cata Preta; no Centro de Formação Júlio de Grammont, situado no Jardim Cristiane; e no Centro de Formação Armando Mazzo, que fica na Vila Príncipe de Gales. Depois da instalação, gestores das unidades educacionais que receberão os aparelhos e membros das comunidades vão passar por formação para aprender a ler os dados emitidos.
Até a entrada em vigor do Programa Operação Chuvas de Verão, em 1º de dezembro, a Defesa Civil já terá cadastradas todas as pessoas capacitadas a conferir a leitura dos dados emitidos pelos pluviômetros. “Esses dados vão permitir ao Semasa e à Prefeitura avisar a comunidade e prevenir acidentes em consequência das chuvas mais intensas”, disse a diretora do Departamento de Defesa Civil, Débora Diogo.
O processo é chamado de Monitoramento Participativo, porque nele a comunidade toma parte das ações preventivas junto à Defesa Civil. Os munícipes capacitados terão participação decisiva na formação dos Nupdecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), que já teve início.