Paranapiacaba recebe exposição ‘A Ingleza e o Inglês’
Mostra reúne fotos, desenhos e plantas de engenheiro inglês, funcionário da ferrovia que corta a região desde 1867
- Data: 15/08/2013 17:08
- Alterado: 15/08/2013 17:08
- Autor: Janaína Harada
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Neste sábado (17), a Vila de Paranapiacaba receberá exposição que resgata parte da história da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que a partir de 1867 ligou o porto de Santos à Jundiaí e ainda hoje cruza a região. O nome da mostra respeita até a grafia da época: A Ingleza e o Inglês – A São Railway Company e Charles Robert Mayo, que ficará em cartaz até 15 de setembro, no Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa da Vila). A abertura será às 11h e o público poderá conferir a exposição de terça-feira a domingo, das 10 às 16h30. A entrada é franca.
A exposição, que já foi montada nas estações Luz, Brás e Barra Funda da CPTM, é baseada em documentos e fotos guardados pela família do engenheiro Charles Robert Mayo, que realizou trabalhos para a São Paulo Railway Company, inclusive no trecho da serra em Paranapiacaba, nas décadas de 1920 e 1930. Segundo os organizadores, a documentação que deu origem à mostra foi adquirida em 2011 pela empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda., em um leilão realizado em Londres. No total, são 14 painéis com fotos, desenhos, plantas e textos ilustrativos referentes à ferrovia. O público poderá conferir ainda o livro que leva o mesmo nome da exposição e que registra a história da ferrovia a partir dos documentos de Mayo.
A cerimônia de abertura contará com a participação de um representante da empresa Tejofran, responsável por apresentar a documentação. Em seguida, o professor Julio Abe Wakahara falará sobre a história do engenheiro Charles Mayo. Historiador e morador da Vila, Eduardo Pin, da Associação dos Monitores Ambientais de Paranapiacaba, comentará sobre a exposição. O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense encerrará a cerimônia.
MEMÓRIA – ‘A Ingleza’ (com z), assim era conhecida a São Paulo Railway Company, empresa inglesa responsável pela construção da primeira ferrovia do Estado, que entrou em operação em fevereiro de 1867. O primeiro trecho, de 139 km ligava o porto de Santos a Jundiaí, cruzando pela região do atual Grande ABC, foi o responsável pelo grande impulso na economia de São Paulo com o aumento do volume de transporte do café, principal produto de exportação brasileiro na época. Até então o produto era transportado em tropas de burros, numa viagem que demorava vários dias. A companhia operou a ferrovia até 1946, quando o governo brasileiro assumiu a empresa. Atualmente, parte desta ferrovia é utilizada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre Jundiaí e Paranapiacaba.
A Exposição A Ingleza e o Inglês – A São Paulo Railway Company e Charles Robert Mayo é organizada pela empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda. com o apoio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 4439-0237.
SERVIÇO
Exposição ‘A Ingleza e o Inglês – A São Paulo Railway Company e Charles Robert Mayo’
Painéis com fotos, desenhos, documentos e textos ilustrativos referentes à ferrovia
Local: Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa de Paranapiacaba)
Abertura: Sábado, dia 17 de agosto, às 11h.
Visitas: Até 15 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10 às 16h30.
Entrada franca
Mais informações: 4439-0237