Conselheiros do PPA de Mauá percorrem a cidade

Caravana passou por diversas obras e conheceu projetos estruturantes em andamento no município.

  • Data: 12/08/2013 16:08
  • Alterado: 12/08/2013 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Conselheiros do PPA de Mauá percorrem a cidade

Crédito:

Você está em:

A Comissão Municipal de Acompanhamento do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2014-2017 participou na manhã deste sábado (10) da Caravana da Cidadania de Mauá. Cerca de 50 pessoas visitaram locais da cidade contemplados como prioridade durante as 14 plenárias do PPA e obras estruturantes em andamento ou já concluídas.

“Nosso objetivo com essa iniciativa de levá-los a conhecer obras e projetos tão importantes é mostrar as diferentes realidades que existem no município. Muitas vezes a pessoa do Oratório não sabe o que ocorre no Parque das Américas ou no Jardim Camila”, afirmou o prefeito Donisete Braga, que acredita que esse conhecimento poderá dar ainda mais condições aos conselheiros de participarem efetivamente da construção de uma cidade melhor nos próximos quatro anos.

O grupo partiu às 9 da manhã do Teatro Municipal em direção à recém-inaugurada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barão de Mauá, primeira parada da comitiva.  O local realiza em média 400 atendimentos por dia. No endereço todos puderam conhecer melhor a estrutura e o funcionamento que surpreenderam, por exemplo, Luciana Siqueira, eleita na 6ª plenária, sediada na Escola Municipal Cora Coralina. “Muita gente não conhece como funciona de verdade. Pudemos ver o cuidado com a triagem, separar os casos mais graves dos mais simples e priorizar quem realmente precisa do atendimento. É importante conhecermos para podermos explicar aos outros”, disse.

Entre um ponto e outro foram apresentados as diversas intervenções e projetos a serem executados no município, entre as quais as obras de contenção de encostas na região da avenida Antonia Rosa Fioravanti e as marginais projetadas paralelamente a avenida Barão de Mauá e a Presidente Castelo Branco, no Jardim Zaíra.

A segunda parada foi no canteiro de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Bairro Capuava. Segundo a Foz do Brasil, essa é a maior obra em execução em Mauá, não apenas pela ETE, que vai ocupar uma área de 44 mil m², mas também pela rede coletora que tem sido instalada em toda a cidade. “Muitas vezes ouvimos falar, porém não sabíamos como era e nem como estava o andamento dessa importante obrae”, disse o impressionado João Lopes, eleito representante da região do Oratório na primeira plenária do PPA. A obra, prevista para ser concluída em dezembro de 2014, deve tratar e coletar 95% do esgoto do município a partir de janeiro de 2015.

No terceiro local visitado, a sede da secretaria de Segurança Pública, foi apresentada a sala de videomonitoramento que está em processo de instalação. O secretário Carlos Tomaz falou sobre o andamento do projeto e os benefícios que pode trazer. “Hoje temos 40 câmeras instaladas em escolas, mais 17 delas espalhadas pela cidade, e aos poucos vamos instalando em outros pontos. Isso nos dá maior agilidade para providenciarmos o atendimento. Nossa meta é reduzir em pelo menos 40% o número de ocorrências nos locais de abrangências das câmeras,” comentou.

Leonice Gonzaga Conceição, 60 anos, foi eleita a representante da região do Parque das Américas na 11ª plenária e gostou do que viu. “Já ouvi dizer várias vezes sobre esse videomonitoramento, mas não sabia se realmente existia e agora vi que é verdade. Com certeza vai passar uma sensação de mais segurança”, disse Leonice.

A caravana percorreu ainda a construção do CEU das Artes, do Parque das Américas, que contará com dois edifícios com capacidade diária de atendimento para cerca de mil pessoas. Os prédios terão um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multiuso, telecentro, cine teatro, auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, aparelhos de ginástica, playground e pista de caminhada. Outro ponto visitado foi o córrego do Jardim Camila, localizado na rua Kenzo Sasak,i revitalizado há dois anos e que hoje tem até água cristalina e peixes.

No encerramento do encontro, o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes, declarou que a participação dos conselheiros não se encerra no dia 15 de agosto, quando a peça orçamentária será encaminhada à Câmara Municipal. “O acompanhamento e principalmente a fiscalização deve ser permanente pelos próximos quatro anos. O PPA é o ponto de partida para transformarmos Mauá”.

FORMAÇÃO – Nesta segunda-feira (12), os representantes da Comissão irão passar por uma capacitação e apresentação da peça orçamentária no Centro de Formação dos Professores Miguel Arraes, das 18h30 às 22h. Já no dia 15, o prefeito Donisete Braga, junto com a Comissão, irá entregar e protocolar a peça na Câmara para votação.

A Comissão reúne 28 representantes (14 titulares e 14 suplentes) eleitos pela sociedade civil nas 14 plenárias realizadas de 19 de junho a 12 de julho, além de 28 representantes (14 titulares e 14 suplentes) indicados pelo Governo. Coube ao grupo analisar as diretrizes aprovadas nas plenárias e que podem ser incorporadas à peça orçamentária. Os integrantes irão acompanhar o processo até a preparação do Orçamento Participativo (OP) em 2014. Depois, fiscalizarão a execução das medidas até 2017.

Compartilhar:
1
Crédito:Evandro Oliveira/PMM
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 12/08/2013 04:08
  • Alterado:12/08/2013 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados