Câmara vota autorização para a implantação do Metrô em São Caetano
O prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, encaminhou à Câmara na última semana projeto de lei que autoriza o Executivo a celebrar convênio com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, para a implantação na cidade da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará a Capital ao Grande ABC. A […]
- Data: 12/08/2013 16:08
- Alterado: 12/08/2013 16:08
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
O prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, encaminhou à Câmara na última semana projeto de lei que autoriza o Executivo a celebrar convênio com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, para a implantação na cidade da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará a Capital ao Grande ABC. A matéria entrou na pauta de votação do Legislativo e será apreciada pelos vereadores nesta terça-feira (13/8).
O aval da Câmara é necessário para a formalização do convênio. De acordo com cronograma do governo estadual, o edital para as obras da Linha 18-Bronze será lançado em setembro e o contrato deverá ser assinado em dezembro, com as intervenções iniciadas em janeiro de 2014.
A linha 18-Bronze do Metrô será construída pelo sistema monotrilho, em investimento total de R$ 3,5 bilhões, sendo 55% custeado por esferas públicas e o restante pela iniciativa privada. Das 13 estações projetadas em 15,7 quilômetros, cinco serão erguidas em São Caetano, todas ao longo da Avenida Guido Aliberti. São elas Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello e Instituto Mauá.
O sistema permitirá a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM, com a Linha 2-Verde do Metrô (ambas com baldeações projetadas em seu ponto de partida, a Estação Tamanduateí, em São Paulo), com o Corredor ABD da EMTU e com o futuro Corredor Leste/Oeste de São Bernardo.