‘Terceiro turno’ já realizou 432 atendimentos na USF Parque Miami
Após reivindicação da população nas plenárias do PPA Participativo, governo municipal ampliou horário das 17h às 21h para clínica médica
- Data: 31/07/2013 11:07
- Alterado: 31/07/2013 11:07
- Autor: Elaine Granconato
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Pedido da população durante plenária do PPA (Plano Plurianual) Participativo de Santo André, a USF (Unidade de Saúde da Família) Parque Miami ampliou o horário de atendimento ao usuário a partir de deste mês – de 1º de julho até o dia 19, o chamado terceiro turno realizou 432 atendimentos, dos quais, 274 de clínica médica e 158 de pediatria. O equipamento municipal estendeu o serviço até as 21h, especificamente para atender aos casos de clínica médica (demanda espontânea), pediatria e ginecologia. A inauguração oficial ocorreu nesta noite de terça-feira (30).
Além do Parque Miami, a unidade também acolhe aos moradores do Jardim Riviera, Parque do Pedroso, Recreio da Borda do Campo e Núcleo Habitacional Pintassilgo. A partir desta quinta-feira (1º), todos os usuários poderão passar pelo ginecologista. Exatamente o que a auxiliar administrativa Luciana de Souza Santos, 19 anos, moradora no bairro onde a USF está instalada, agendava nesta noite. “Não sabia do novo horário, o que facilitou bastante para quem trabalha durante o dia”, afirmou a jovem, que passaria pelo clínico para encaminhamento ao ginecologista.
Do lado de fora, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, falava com usuários, profissionais da Saúde, autoridades e convidados sobre o novo serviço oferecido na unidade pública. “O secretário da Saúde (Homero Nepomuceno Duarte) conseguiu em tempo recorde ampliar o horário de atendimento, que foi uma das solicitações feitas durante a reunião do PPA no Parque Miami, Riviera e Pintassilgo, em 10 de maio”, afirmou.
Pelo número de habitantes (em torno de 15 mil), a região não comporta a instalação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas – entre 100 mil e 200 mil pessoas, como estabelece o Ministério da Saúde. Por isso, o governo optou pela extensão do horário de atendimento ao público.
FAMÍLIA – Durante o dia, entre 7h e 17h, a unidade permanece no atendimento às 3.900 famílias cadastradas no antigo PSF (Programa de Saúde da Família), renomeado pelo Ministério da Saúde como Estratégia da Saúde da Família. No total, são três equipes e 18 agentes. Entre os serviços oferecidos estão consultas previamente agendadas, exames de pré-natal e grupos específicos de trabalho, como hipertensos, diabéticos e gestantes.
Com a ampliação do horário, a partir das 17h, o atendimento está voltado à demanda espontânea na unidade, ou seja, casos de clínica médica sem agendamento prévio. No entanto, para passar pelo pediatra ou ginecologista, o usuário terá de agendar por meio do programa. Além da parte médica, o novo horário oferecerá o atendimento de enfermagem com aplicação de medicação, inalação e curativos.
O que agradou em cheio ao italiano Giuseppe Calicchio, 81 anos, nascido na província de Avellino, na região da Campania, sul da Itália, mas que aterrissou no País em 12 de junho de 1953. Depois de passar pelos bairros de Utinga e Bangu, no segundo subdistrito de Santo André, chegou há 15 anos ao Parque Miami. Na unidade de Saúde, além de usuário da rede municipal, atua como conselheiro de Saúde. “A população precisava desta ampliação”, festejou o simpático italiano, hoje viúvo, mas pai de três filhos, além de avô de sete netos e três bisnetos.
Para o secretário de Saúde, a extensão do horário de atendimento é fruto de um trabalho de aprendizado. “A nossa maior dificuldade foi na reorganização da equipe para melhor atender à população, mas está dando resultados”, apontou Homero.