Reunião prepara jovens para o V Encontro Lúdico Regional
Crianças e adolescentes de Santo André apresentam ideias sobre educação, saúde, cultura, esporte e comunicação; objetivo é coletar opiniões para preparar um futuro melhor
- Data: 26/07/2013 09:07
- Alterado: 26/07/2013 09:07
- Autor: Raquel Budow
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Participar ativamente de seu futuro. As dezenas de crianças e jovens presentes à reunião preparatória para o Encontro Lúdico Regional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, realizada na tarde desta quinta-feira (25), trocaram ideias e fizeram reflexões sobre os quatro eixos propostos para os Encontros Lúdicos Regional e Estadual: educação, saúde com qualidade, participação e cultura, esporte e comunicação. O debate ocorreu na Associação Civil Projeto Jeda – Juventude Esperança do Amanhã.
A coordenadora do encontro e presidente do CMDCA, Maria Inês da Costa, explicou que a iniciativa é um amplo processo de discussão, reflexão e proposição, visando ampliar o protagonismo infanto-juvenil no controle social de efetivação das políticas públicas para os jovens, com propostas de ações prioritárias para o Plano de Ação do Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo. “De forma lúdica, participativa, pedagógica, crianças e adolescentes interagem e apresentam suas sugestões para um futuro melhor”, apontou Inês.
Presente ao evento, o prefeito Carlos Grana salientou a importância do jovem ser ouvido pela Administração, opinião compartilhada pela primeira-dama e secretária de Inclusão Social, Fátima Grana, ao ressaltar que iniciativas como esta permitem saber os anseios das crianças e adolescentes de Santo André. “Seguimos critérios para fazer o que a gente define como melhor para vocês, mas queremos saber o que vocês querem. Dá para nos ajudar nas escolhas e oferecemos o melhor”, afirmou Fátima.
INTERAÇÃO – Para Larissa Rodrigues, 15 anos, que participa do programa Ação Jovem, o adolescente precisa participar de eventos similares para “mostrar que tem muita coisa que podemos fazer por nós mesmos, porque somos capazes”. Já Natanel Aquino de Freitas, 13 anos, do programa Andrezinho Cidadão, estava curioso para saber do que se tratava a reunião, já que era a primeira vez que fazia parte de um evento parecido. Cinthia Cristine da Silva, 14 anos, do Lar de Maria, foi mais incisiva. “Quero discutir sobre saúde, que é muito importante para os jovens”, antecipou.
O diretor da Jeda, João Domingos, estava feliz pela instituição ter sediado a reunião. “Há 29 anos, nossa entidade nasceu para ser voltada à proteção social básica da comunidade à criança e adolescente, oferecendo atividades sociais e educativas”, resumiu. Atualmente, a organização atende 50 jovens do bairro de Sacadura Cabral.
V ENCONTRO LÚDICO REGIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
O encontro irá debater a criação de políticas públicas a serem deliberadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDECA em nível Estadual, referente aos 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Além disso, o grupo irá deliberar quanto às propostas dos Encontros Lúdicos Municipais para o Plano de Ação do CONDECA/SP, conforme orientação do Conselho e, em consonância com os resultados das 26 reuniões regionais DHCA, precedidos de Reuniões Municipais.