Mauá realiza Varal Literário na Biblioteca Cecília Meireles
A iniciativa visa promover o lançamento de livros, palestras, encontros e reflexões literárias.
- Data: 22/07/2013 19:07
- Alterado: 22/07/2013 19:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
O escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha estará no projeto literário Varal de Pensamentos, realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura de Mauá, nos dias 23 e 29 deste mês, às 19h na Biblioteca Municipal Cecília Meireles.
No dia 23 o autor ministrará palestra sobre Literatura Brasileira e no dia 29, desenvolverá a Oficina de Criação Literária, com a proposta de estimular o processo de produção criativa da escrita. Essa é a primeira atividade do projeto, que acaba de ser idealizado pela secretaria. A ideia é fazer no mínimo um evento similar por mês.
Tanto as oficinas quanto as palestras são gratuitas e abertas a todos os públicos, com capacidade para até 30 pessoas. Interessados devem se inscrever pelo telefone 4519-6361 ou diretamente na Biblioteca Cecília Meireles (Rua Campos Sales, 371, Centro).
CONTEÚDO – A partir de um tema ou fragmento, os participantes serão convidados a desenvolver textos, utilizando sua bagagem literária ou seu conhecimento de mundo. A proposta é incentivar a produção, aprimoramento, lapidação e criação com qualidade literária por meio dos gêneros conto, crônica, poesia e miniconto.
O AUTOR – O escritor Sacolinha tem 29 anos, nasceu na cidade de São Paulo e é formado em Letras. Autor de romances e livros de contos há mais de uma década, em sua trajetória já esteve em programas de televisão como Jô (TV Globo), Provocações, Metrópoles e Manos e Minas (TV Cultura). Trabalhou na secretaria de cultura de Suzano por oito anos, onde desenvolveu centenas de projetos de incentivo à leitura e de divulgação de novos escritores, com destaque para o 1º Salão Internacional do Livro de Suzano.
Sacolinha ganhou vários prêmios. Nos últimos anos, tem viajado pelo País fazendo palestras e ministrando oficinas, principalmente em lugares vulneráveis e não muito comuns para eventos literários, tais como cadeias, penitenciárias federais, favelas, morros e associações de moradores. Em 2013, a editora carioca Aeroplano lançou o livro "Como a água do rio", biografia e trajetória do escritor.