Guilherme Arantes e Zeca Baleiro no ‘Festival de Inverno de Paranapiacaba’
Na 13ª edição, evento que ocorre em Paranapiacaba tem novidades como acesso gratuito à banda larga por rede wi-fi e sistema de segurança com detector de metais
- Data: 16/07/2013 10:07
- Alterado: 16/07/2013 10:07
- Autor: Marcos Imbrizi
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Depois de dois dias de muito sol, o que contribuiu para que cerca de 30 mil pessoas fossem a Paranapiacaba conferir as primeiras atrações do Festival de Inverno, a Vila está pronta para o segundo fim de semana do evento. No próximo sábado (20) e domingo (21), as principais atrações serão os cantores Guilherme Arantes e Zeca Baleiro, respectivamente, que realizarão os shows às 15h, no palco do Mercado.
No sábado o palco do SESC, no Clube União Lyra-Serrano, contará com as apresentações do Trio Camará, às 14h, e Sara Chrétien sexteto, às 18h30. Outras atrações do dia serão o cantor Nelson Rodrigues, às 12h e a Banda Lyra, às 15h., no palco da Rua Direita. E a Banda Poucas Trancas faz o show de encerramento, às 19h30, no palco do Mercado.
O músico Magdiel abre a programação do domingo com show às 12h, no palco do Viradouro. Neste dia, o Clube ULS receberá Ieda Cruz e Marcel Powell, às 14h, e a banda Havana Brasil, às 18h30. E o veterano trombonista Bocato traz um repertório diferenciado ao palco do Mercado, às 17h. Para os shows do Clube ULS será necessária a retirada de ingressos gratuitos uma hora antes de cada apresentação, nos dois dias, no próprio clube (Rua Antonio Olyntho, s/n).
ROTEIRO TURÍSTICO – Além do melhor da música brasileira e instrumental, o público que visitar a Vila de Paranapiacaba durante o Festival terá como atração o Roteiro Turístico dos Sentidos, que pretende despertar memórias ligadas aos cinco sentidos. A Casa Fox (Av. Fox, s/n) abrigará o espaço dedicado à visão, com duas exposições fotográficas referente ao olhar das crianças e dos turistas sobre a Vila de Paranapiacaba, e à audição, com espaços interativos e experimentais a cargo do músico Fernando Sardo. A antiga Padaria (R. Schnoor, 405) será o espaço dedicado ao paladar, onde funcionará o cantinho do chocolate, com produtos e oficinas de chocolate artesanal.
As experiências ligadas ao tato e ao olfato terão espaço garantido no Caminho do Mendes, 322. No local, os turistas poderão conferir o Espaço Zen e Spa, com atividades voltadas para a saúde, bem-estar, estética e qualidade de vida. O Espaço dos Aromas será destinado a oficinas e palestras, além da comercialização de produtos aromáticos artesanais e afins. Já o Espaço da Naturologia contará com práticas terapêuticas de reflexologia, cromoterapia e calatomia. Mas também haverá o Espaço das Sensações, dedicado à degustação de vinhos e cervejas artesanais, palestras e comercialização de vários rótulos exclusivos como a Cerveja de Cambuci Cambucá. Por fim, o Espaço Luz contará com demonstração e orientação sobre a importância da iluminação dos ambientes e sua influência nos sentidos.
Na Rua Direita, 371, o visitante encontrará o Espaço Verde, que contará com exposição de plantas, colmeias e abelhas nativas, comercialização de mel e geleias a base de plantas silvestres. No mesmo local, o público terá exposição e palestras sobre produtos naturais e terapêuticos e comercialização de produtos naturais para tratamentos alternativos. A programação conta ainda com apresentações de Dança do ventre e Cigana, palestras sobre produtos naturais e terapêuticos da cultura cigana tradicional e a comercialização de chás, temperos e afins. O Espaço Gourmet (Rua Rodrigues Alves, 470) será outra atração do roteiro, oferecendo produtos gastronômicos típicos de inverno. O roteiro funcionará das 10h às 18h.
OUTRAS ATRAÇÕES – Para as pessoas que apreciam o contato com a natureza a organização do evento preparou uma atividade especial no Núcleo Olho D´Água do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. No local, os visitantes poderão conferir a exposição com fotos e banners dos 10 anos do parque, além do sistema de abastecimento de água construído pelos ingleses no fim do século 19 e a Trilha dos Gravatás, com percurso de aproximadamente 30 minutos. Este serviço custará R$ 8,00. À noite também haverá mostra de fotografias e filmes antigos da Vila.
Já o público jovem poderá conferir o programa Se Liga na Parada, que terá como objetivo discutir temas e comportamentos e oferecer informações sobre saúde e qualidade de vida. Uma iniciativa da área de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Santo André, a atividade poderá ser visitada durante todo o Festival, na Rua Fox, 441, aos sábados, das 10h às 21h, e domingos, das 10h às 17h. Aos sábados à noite serão realizadas sessões de cinema ao ar livre. As atividades são gratuitas.
SERVIÇO – Na hora de comer, além dos empreendimentos da Vila, o público contará com praças de alimentação no galpão das antigas oficinas, no prédio da antiga biblioteca (ambos na Rua da Estação s/n) e no Viradouro. Com a ocupação dos prédios, não houve instalação de barracas nas ruas da Vila, o que facilita a circulação do público, bem como valoriza o patrimônio local. E no Antigo Mercado o público pode conferir também a feira de produtos de cambuci, artesanatos e roupas, entre outros.
No quesito segurança, a novidade é um sistema de detector de metais instalado na saída da passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa da Vila. Segundo os organizadores do evento, o novo serviço, aliado à presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar, contribuiu para que não houvesse ocorrências no primeiro fim de semana do Festival. Outra novidade da Vila é o acesso gratuito à internet de banda larga, por meio da rede wi-fi, serviço que faz parte do programa Cidade Digital, implementado pela Prefeitura de Santo André. A estrutura do evento conta ainda com banheiros químicos próximos aos principais locais de aglomeração.
ACESSO – Assim como nas edições anteriores, nos dias do Festival o acesso de veículos à Parte Baixa da Vila será restrito a moradores, hóspedes das pousadas, além de veículos de serviço. Quem for de carro ou moto terá de deixar o veículo no estacionamento localizado na rodovia SP-122, que dá acesso a Paranapiacaba, onde funcionará um serviço gratuito de ônibus que fará o transporte de ida até a Parte Alta da Vila e a volta ao estacionamento, que custa R$ 20,00. Também é possível chegar à Parte Alta de Paranapiacaba por ônibus, que partem do Terminal de Santo André, localizado na estação ferroviária Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra (CPTM) a cada hora (Viação Ribeirão Pires, fone: 4828-9646).
CENTRO DE INFORMAÇÕES – A Vila de Paranapiacaba conta com um espaço permanente de apoio ao visitante. O CIT (Centro de Informações Turísticas) está localizado no Largo dos Padeiros, s/nº, Parte Baixa, e está à disposição durante todo o Festival. O telefone é (11) 4439-0237.