EC Santo André comemora 20 anos do título da Copa do Brasil com homenagens

Título conquistado frente ao Flamengo, em pleno Maracanã, traz grandes recordações aos torcedores do Ramalhão até os dias de hoje.

  • Data: 26/06/2024 19:06
  • Alterado: 26/06/2024 19:06
  • Autor: Gabriel de Jesus
  • Fonte: Portal ABCdoABC e PSA/Guilherme Menezes
EC Santo André comemora 20 anos do título da Copa do Brasil com homenagens

Elenco campeão Copa do Brasil 2004 sendo homenageados pela Prefeitura de Santo André

Crédito:Alex Cavanha/PSA

Você está em:

Com muitas homenagens e em tarde repleta de lembranças, ex-jogadores do Esporte Clube Santo André, corpo técnico e diretivo, e demais autoridades, festejaram nesta quarta-feira (26) o aniversário de 20 anos da maior conquista entre clubes de futebol da região, a taça da Copa do Brasil. Há duas décadas, mais precisamente no dia 30 de junho, o Ramalhão derrotava o Flamengo, por 2 a 0, em pleno estádio Maracanã com mais de 70 mil torcedores.

Marcaram presença os ex-jogadores Dirceu (volante), Alex Bruno (zagueiro), Ramalho (volante), Da Guia (lateral), Makanaki (atacante), além de Sérgio Soares, que encerrou a carreira em 2004, e passou a ser auxiliar técnico do time. Soares só não poderia imaginar, que exatamente na final no Rio de Janeiro, ele se tornaria o técnico, já que o treinador Péricles Chamusca estava suspenso. Todos receberam placas comemorativas e ainda uma camisa com o número 20, em alusão ao maior título do clube.

“Esta foi sem dúvida uma grande conquista. É uma homenagem simbólica, mas ela é importante por diferentes motivos. Primeiro de fazer gestão, melhorar as políticas públicas, e entregar ao cidadão o pertencimento, numa relação afetiva, para que o morador se sinta realmente em casa, reacendendo este orgulho. A conquista há duas décadas trouxe um grande combustível para a cidade”, disse o prefeito Paulo Serra.

Na grande final no Maracanã, os gols do título saíram da cabeça do atacante Sandro Gaúcho, que faz aniversário nesta quarta-feira, e mora nos EUA, e do pé esquerdo do meia Élvis, que hoje vive em Alagoas. Estes dois momentos representaram a conquista geral de um grupo de atletas, comissão técnica e dirigentes, derrotando o time com a maior torcida do país.

“Parecia impossível, mas com muita humildade e pés no chão conseguiram essa conquista, e talvez não se tenha a noção da conseqüência disso para cada andreense. Devemos comemorar sempre quando fizer 25, 30, 40 anos. A cada lembrança dessa façanha, o combustível será renovado para que o Esporte Clube Santo André fique cada vez mais forte”, finalizou.

Relembre como foi a conquista da Copa do Brasil 2024

Nesta semana, mais especificamente no próximo 30 de junho, completa 20 anos que o Esporte Clube Santo André conquistou a Copa do Brasil de 2004, ao vencer o Flamengo, em pleno Maracanã por 2 a 0. Os gols de Sandro Gaúcho e Élvis fez da noite dos torcedores do Ramalhão mais felizes. A inesquecível conquista foi marcada por um ano importante no futebol do ABC.

Na campanha do título, o Santo André passou por outros gigantes do futebol brasileiro. Eliminou nas quartas de final o Palmeiras depois de empates por 3 a 3 (em casa) e 4 a 4 (fora). Naquela ocasião, os gols fora de casa serviam como desempate no confronto.

Na segunda fase, o Santo André levou a melhor diante do Atlético-MG, com placar agregado de 3 a 2. Na campanha, superou outros três adversários: Novo Horizonte-GO, Guarani-SP e 15 de Novembro-RS.

Em 2004, o Flamengo era dirigido por Abel Braga. A equipe contava com o goleiro Júlio César, que jogou na Inter de Milão e foi titular do Brasil nas Copas de 2010 e 2004, além de nomes como Athirson, Felipe, Fabiano Eller e Ibson.

Um fato curioso sobre esta conquista de Copa do Brasil é que o trabalho é iniciado em 2003. O Santo André vivia um hiato de vinte anos quando conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior diante do Palmeiras. Daquele time, foram direto para o time principal Júnior Costa, os zagueiros Gabriel e Alex, o volante Dodô, o meia Tássio e o atacante Nunes. Richarlyson, lateral-esquerdo, foi para o Fortaleza e acabaria voltando ao Santo André em 2005, até se transferir para o São Paulo. 

Além deles, a equipe revelou também Rodrigo Tabata, Willians, Júnior Dutra, Maikon Leite, Ricardo Goulart. 

O time completo do Santo André naquela Copa do Brasil era: Júlio César (Júnior Costa); Dedimar, Alex e Gabriel; Nelsinho (Da Guia), Dirceu (Cléber Gaúcho/Marquinhos), Ramalho (Vander), Élvis (Tássio/Dodô/Barbieri) e Romerito (Alexandre); Sandro Gaúcho (Fumagalli / Edmilson) e Osmar (Makanaki/Jean Carlos). Técnicos: Luiz Carlos Ferreira e Péricles Chamusca. 

Compartilhar:

  • Data: 26/06/2024 07:06
  • Alterado:26/06/2024 19:06
  • Autor: Gabriel de Jesus
  • Fonte: Portal ABCdoABC e PSA/Guilherme Menezes









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados