CAMP Pinheiros recebe Troféu Empregabilidade Jovem Brasil 2024  

Inciativa promovida pelo CIEE, reuniu diversas organizações do setor e teve apresentação de pesquisa inédita feita pelo Ministério do Trabalho

  • Data: 28/05/2024 17:05
  • Alterado: 28/05/2024 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
CAMP Pinheiros recebe Troféu Empregabilidade Jovem Brasil 2024  

Crédito:Divulgação

Você está em:

Fazer a diferença na vida de adolescentes e jovens visando a preparação desse público, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social para o mundo do trabalho, é um dos eixos essenciais realizado pelo CAMP Pinheiros. Nesta terça-feira (28/05), a instituição recebeu o Troféu Empregabilidade Jovem Brasil 2024 em uma ação promovida pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

O evento reuniu diversas organizações do setor no teatro do CIEE, em São Paulo, e teve como proposta a discussão de um tema de ampla relevância para o nosso País: a empregabilidade jovem no Brasil, que enfrenta diversos desafios e oportunidades, refletindo um panorama complexo influenciado por fatores econômicos, sociais e tecnológicos.

Para Rogerio Correa, Head de Gente & Gestão do CAMP Pinheiros, iniciativas como essa são importantes para o desenvolvimento, crescimento e fortalecimento do setor. “Nos sentimos muito honrados em ser uma instituição que apoia e faz a diferença com um trabalho relevante dentro de uma proposta diferenciada com o Programa Aprendiz”, comenta ao lembrar que a instituição já inseriu mais de 25 mil adolescentes e jovens no mundo do trabalho.        

Dados inéditos – durante o evento, a subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apresentou dados e informações inéditas sobre o setor. O levantamento mostra que o número de jovens, na faixa etária entre 14 e 24 anos, que não estudam, não trabalham e nem estão procurando emprego cresceu no último ano. Saltou de 4 milhões no 1º trimestre de 2023 para 5,4 milhões no mesmo período deste ano.

Deste grupo, cerca de 60% são mulheres, a maioria com filhos, e 68% são negros. De acordo com a gestora da Pasta, os números ainda são um reflexo dos efeitos causados pela pandemia de Covid-19 e podem ser explicados, em parte, pelo trabalho de cuidado que as mulheres exercem na sociedade.

O estudo mostra ainda que, os jovens entre 14 e 24 anos representam 17% da população brasileira (34 milhões de pessoas), e a maioria deles (39%) vive na região Sudeste, sendo metade no Estado de São Paulo. Além disso, de acordo com informações da PNAD Contínua, do IBGE, o levantamento mostra que a taxa de participação do grupo no mundo do trabalho ainda não retornou ao patamar de 2019, que era de 52,7% no 1º trimestre. No mesmo período deste ano, a porcentagem é de 50,5%.

Sobre o CAMP Pinheiros

O CAMP Pinheiros – Centro Assistencial de Motivação Profissional – é uma entidade com DNA social que atua, há 46 anos, na inclusão social e no desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens, adultos e idosos. A Organização já atendeu, de forma gratuita, mais de 70 mil pessoas em cursos profissionalizantes, oficinas de geração de renda, atividades que envolvem experiências lúdicas, educativas e de imersão cultural e de lazer, assim como proteção especial das atividades no Centro Dia para Idosos. Ao longo dessa história, mais de 25 mil adolescentes e jovens foram inseridos no mundo do trabalho por meio do Programa Aprendiz com o apoio e das mais de 1.000 empresas parceiras, que contribuem para viabilização e execução dessa e outras ações.

Compartilhar:

  • Data: 28/05/2024 05:05
  • Alterado:28/05/2024 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados