Previsão do tempo: Aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e pode causar chuvas isoladas
O sábado (25) deve começar com muita nebulosidade e chuvas isoladas no período da madrugada
- Data: 24/05/2024 08:05
- Alterado: 24/05/2024 08:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
A sexta-feira começou com pouca nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 17,5°C durante a madrugada. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 10,3°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 20,4°C. Os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mostram ainda que maio registrou apenas 3,2mm até o momento, o que corresponde a 5,8% dos 55,3mm esperados para o mês.
No decorrer do dia o sol favorece a elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 30°C e índices de umidade atingindo valores próximos aos 30%. A aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e pode causar chuvas isoladas, com rajadas moderadas de vento de até 40Km/h, principalmente entre a noite e a próxima madrugada.
Tendência para os próximos dias:
Uma frente fria finalmente consegue romper o bloqueio atmosférico, provocando chuvas mais generalizadas, intensas rajadas de vento e acentuado declínio das temperaturas no Estado de São Paulo.
O sábado (25) deve começar com muita nebulosidade e chuvas isoladas no período da madrugada. No decorrer do dia o sol pode até aparecer entre nuvens, mas a propagação da frente fria pelo litoral paulista muda o tempo, provocando chuvas de moderada a forte intensidade e rajadas de vento que podem superar os 60Km/h, principalmente no decorrer da tarde. Estas condições elevam o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores. Dessa forma, as máximas não devem superar os 20°C, enquanto as mínimas em torno dos 15°C são esperadas para o período da noite.
No domingo (26) o tempo segue chuvoso e as temperaturas diminuem ainda mais com a chegada de uma massa de ar polar. Os termômetros variam entre mínimas de 13°C e máximas que não devem superar os 16°C. A continuidade das chuvas eleva o risco para inundações e deslizamentos de terra.