Sesc São Caetano participa da Semana Mundial do Brincar 2024
Com mais de 150 atividades gratuitas em diversas unidades na capital, interior e litoral do estado, a ação convida o público a refletir sobre a importância de criar oportunidades para que as crianças possam brincar
- Data: 22/05/2024 15:05
- Alterado: 22/05/2024 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc São Caetano
Bach, Bebês e Beatles
Crédito:Divulgação
Entre os dias 25 de maio e 2 de junho, o Sesc São Paulo participa da Semana Mundial do Brincar – ação promovida pela Aliança pela Infância. A programação acontece em 36 unidades do Sesc no estado de São Paulo e conta com mais de 150 atividades, todas gratuitas, que visam fortalecer a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância.
Com o tema “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar”, a programação convida o público a dar as mãos e ter a oportunidade de conviver, olhar, compartilhar suas brincadeiras, emoções e conhecimentos na dinâmica dos trabalhos em grupo. A roda é símbolo das danças circulares, das conversas, das cirandas e de tantas manifestações culturais que estão presentes nas memórias de infância dos adultos, convidando-os a construir um futuro mais afetivo para as próximas gerações.
São mais de 150 atividades gratuitas – entre espetáculos, vivências, oficinas, contação de histórias e shows – que buscam aproximar adultos e crianças numa convivência lúdica, apontando a importância do brincar.
Promovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013 em uma parceria que fortalece a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, além de provocar reflexões sobre o tema.
ATIVIDADES NO SESC SÃO CAETANO
retirada de senhas 30 minutos antes
Dia 25 e 31/5, sábado e sexta, das 15h às 16h
Batuque todo dia: Brincar em Roda é Poesia
Com Roger Lima
Seja para amassar o barro em pisadas ritmadas para construir as antigas casas de Taipa, festejar à beira mar enquanto espera a pesca chegar em casa, brincar com os familiares e a comunidade nos grandes quintais de terreiro ou quebrar coco no chão para retirada de amêndoa, esses povos criaram uma tradição secular, que hoje é sinônimo de toda uma gama de festividade e que está ligada às sambadas, festas tradicionais, carnavais, festas juninas e demais representações reconhecidas no mundo todo, fazendo assim a cultura afro diaspórica ser a cultura da resistência ao mesmo tempo que é a cultura do livre brincar.
De 30/5 a 1/6, quinta a sábado, das 11h às 12h
A ginga que conta: A capoeira cantada, contada e brincada
Com Victória Aparecida Santos
Misturando contação de histórias, cantos, toques próprios e contos da capoeira, a oficina ”A ginga que conta: A capoeira cantada, contada e brincada” apresenta uma introdução a capoeira e seus movimentos, instrumentos, folclore e cantigas através de dinâmicas lúdicas e brincadeiras.
Dias 30 e 1/6, quinta e sábado, das 15h às 16h
Oficina de jogos e brincadeiras indígenas
Com Thiery Maciel
A vivência é marcada pelo toque da Maracá (espécie de chocalho), trabalhando o universo dos jogos e brincadeiras dos povos indígenas e fomentando a importância deste repertório cultural para a manutenção da memória ancestral dos nossos povos originários do Brasil.
Teatro
Grátis – Ingresso 30min antes limitado a dois por pessoa (bebê + responsável)
Dia 25/5, sábado, das 11h às 12h
Bach, Bebês e Beatles
Com Cia Prana Teatro
Os bebês, mães e pais são recebidos pelos músicos-atores numa brincadeira de vocalização suave com pequenos sinos. Em um espaço de meia arena, com iluminação acolhedora, a obra de Bach dialoga com algumas canções dos Beatles em performances instrumentais teatrais, em que os músicos-atores brincam com sombras, bonecos, teatro de papel, crankie, objetos animados e alguns mecanismos autômatos que movimentam pequenas asas, ondas do mar e estrelas em um céu de móbiles. Breves trechos poéticos são falados pontuando as cenas e
momentos musicais.
Com sede e atelier na cidade de São Paulo, a Cia. Prana estreou em 2005. O processo de criação e pesquisa da Cia. envolve desde a confecção dos bonecos, adereços e criação de trilhas sonoras originais até a concepção e direção de cena.
Sesc na Semana Mundial do Brincar 2024 – Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar
25 de maio a 2 de junho de 2024
Unidades da capital e grande São Paulo: 14 Bis, 24 de Maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Casa Verde, Centro de Pesquisa e Formação, Consolação, Guarulhos, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Mogi das Cruzes, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro, Santo André, São Caetano e Vila Mariana.
Unidades do interior e litoral: Araraquara, Birigui, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Thermas de Presidente Prudente.
Acesse a programação completa em: sescsp.org.br/semanamundialdobrincar