Conferência Municipal de Diadema vai discutir mais de 100 propostas na saúde
Sugestões foram apresentadas em quatro eventos regionais, entre 22 de abril e 7 de maio, com a participação de moradores, trabalhadores e gestores da rede municipal
- Data: 16/05/2024 17:05
- Alterado: 16/05/2024 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Pedro Roque Andrade
No último mês, Diadema vem se preparando para a Conferência Municipal da Saúde 2024, com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. O evento será em 28 de maio, às 13h30, no auditório da Secretaria de Educação, e vai discutir 107 propostas apresentadas ao longo de quatro encontros regionais.
Entre 22 de abril e 07 de maio, 250 pessoas entre usuários, trabalhadores e gestores da rede municipal de saúde participaram das conferências regionais nas regiões Norte, Centro-Oeste, Leste e Sul e fizeram sugestões, organizadas em três eixos temáticos, para elaborar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido na cidade.
O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, ressalta a importância da participação popular na elaboração das políticas públicas. “O diálogo entre munícipes, trabalhadores e gestores colabora para aperfeiçoar as ações já desenvolvidas, além de pensar em modelos mais atuais para atender as demandas de quem faz e de quem usa o SUS”, afirma.
Propostas
O eixo que recebeu mais propostas foi o terceiro, com 47 sugestões, voltado para “Educação para o Desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e no cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”. A formação dos profissionais sobre o Sistema Único de Saúde; parceria com instituições para educação permanente; apoio à especialização e incentivo educacional; aperfeiçoamento das práticas pedagógicas nas escolas e serviços de saúde; implantação e ampliação de espaços de formação foram algumas das ações elencadas nos eventos regionais. Confira todas as propostas aqui.
Já o eixo 2, relacionado a “Trabalho Digno, Decente, Seguro, Humanizado, Equânime e Democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”, contou com 38 sugestões, desde readequação de recursos humanos, investimentos em tecnologia, plano de carreira, acolhimento à saúde mental dos trabalhadores, capacitações para todas as categorias profissionais até financiamento para equipamentos de saúde e equipes.
Para completar as 107 propostas, o primeiro eixo, intitulado de “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”, recebeu 22 propostas. Entre elas, revisão da legislação para garantia de direitos, ampliação da mesa de negociações, estímulo aos fóruns de participação popular, fortalecimento da rede de Atenção à Saúde e dos conselhos, ter em conta a diversidade da população em todas as ações.
Com ações direcionadas ao município, estado e união, as propostas passam por uma revisão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para evitar duplicidade de propostas ou repetição de ideias e, posteriormente, serão apresentadas na plenária municipal para votação e encaminhamento para as etapas macrorregional, estadual e nacional.
Serviço:
Conferência Municipal da Saúde 2024 “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”
28 de maio de 2024, terça-feira, das 13h30 às 17h30.
Local: Auditório da Secretaria de Educação. Avenida Alda, 831 – Centro.