Campanha de doação na FMABC arrecada 148 bolsas de sangue
Iniciativa beneficiará pacientes que precisam de transfusões no estado
- Data: 08/05/2024 12:05
- Alterado: 08/05/2024 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: FMABC
Campanha recebeu doações de estudantes, funcionários e frequentadores do Centro Universitário
Crédito:Divulgação
Alunos do curso de Biomedicina do Centro Universitário FMABC, em Santo André, organizaram uma campanha de doação de sangue nos dias 6 e 7 de maio. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Pró-Sangue, rendeu 148 bolsas que serão utilizadas para salvar vidas de pessoas que precisam de transfusões sanguíneas.
As doações aconteceram no setor de coleta do ambulatório do Centro Universitário. Cada bolsa comporta aproximadamente 450 mL, resultando em quase 67 litros de sangue arrecadado. As doações são direcionadas para a central, localizada no Hospital das Clínicas de São Paulo, onde são fracionadas e direcionadas para distribuição aos hospitais da rede pública estadual e demais instituições abastecidas pela Pró-Sangue.
Além dos 148 doadores, outras 60 pessoas manifestaram o interesse em participar da campanha, mas não se encaixaram nos critérios de doação. Os participantes receberam lanche para recuperarem as energias após a doação, além de um botton com a frase “Seu sangue salva vidas”, parabenizando o ato de solidariedade e relembrando a importância de doar.
A mobilização foi considerada um sucesso tanto pelos alunos que estiveram prestando o apoio técnico quanto pelos profissionais da Fundação Pró-Sangue que realizaram a coleta. “Foi uma iniciativa dos alunos do curso que deu muito certo. Durante esses dois dias contamos com muitas doações de estudantes, funcionários da instituição e do público em geral”, explica Maria Aparecida da Silva Pinhal, coordenadora do curso de Biomedicina da FMABC, que também creditou o sucesso ao apoio dos setores de comunicação, do laboratório de análises clínicas e da coordenação dos ambulatórios da instituição.
Importância de doar
Os estoques dos bancos de sangue necessitam constantemente de doações. As bolsas são utilizadas em transfusões e são fundamentais em diversas situações em diversas situações, incluindo anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, além de complicações em doenças como dengue, febre amarela, câncer e outras enfermidades graves.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado e apresentar documento de identificação original com foto. Existem alguns impedimentos temporários para doação, verificados em triagem. Para mais informações, acesse prosangue.sp.gov.br.