Previsão do tempo: Cidade de São Paulo tem manhã ensolarada
Hoje (8), a máxima alcança os 32°C, e os menores índices de umidade oscilam próximos a um pouco abaixo dos 30%
- Data: 08/05/2024 09:05
- Alterado: 08/05/2024 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Calor
Crédito:Paulo Pinto/Agência Brasil
A manhã desta quarta-feira (8) apresenta céu claro, sol forte e rápida elevação da temperatura na capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 19,6°C, ou 5,1°C acima do esperado para maio que é de 14,5°C. A menor temperatura absoluta, 12,9°C, foi observada em Engenheiro Marsilac, na região de Parelheiros, e a maior mínima absoluta, 22,2°C, foi aferida em Santo Amaro, também na zona sul.
A massa de ar seco e quente, bloqueio atmosférico, que cobre o Sudeste vai garantir mais um dia com predomínio de sol, temperaturas elevadas para a época do ano e baixos índices de umidade. Hoje a máxima alcança os 32°C, e os menores índices de umidade oscilam próximos a um pouco abaixo dos 30%. O dia vai terminar com tempo estável e sensação de calor.
Nessas situações, o CGE recomenda beber água à vontade, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h, proteger-se do sol com chapéus e óculos escuros, protetor solar, além de se possível, utilizar umidificadores de ar como recipientes com água e toalhas molhadas nos ambientes internos.
A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de atenção para altas temperaturas, desde o dia 26/04/2024.
Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram ainda que a capital paulista completa hoje 21 dias sem registro de chuvas significativas.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A massa de ar seco e quente mantém os dias ensolarados e com temperaturas muito acima da média até o início da próxima semana. Atenção com os baixos índices de umidade, próximos a abaixo dos 30% durante as tardes. A combinação de tempo seco e falta de chuva dificulta a dispersão dos poluentes e facilita a propagação de queimadas e incêndios nas áreas vegetadas.
A quinta-feira (9) será ensolarada e quente. No fim da tarde e à noite, a entrada da brisa marítima diminui a temperatura e eleva os percentuais de umidade. A quantidade de nuvens aumenta, porém não há expectativa de chuva. As temperaturas oscilam entre 20°C na madrugada e 32°C no meio da tarde.
A sexta-feira (10) vai começar com muitas nuvens e formação de névoa úmida entre a madrugada e o amanhecer. Ainda pela manhã a nebulosidade se dissipa e o sol e o tempo estável passam a predominar, o que vai facilitar a rápida expansão da temperatura, e o declínio dos índices de umidade. Mínima de 19°C e máxima de 31°C.