De portas abertas, Biblioteca Cecília Meireles vira centro cultural no Pq. das Nações
Um prédio histórico no município de Santo André, Biblioteca Cecília Meireles retorna às atividades
- Data: 28/04/2024 18:04
- Alterado: 28/04/2024 18:04
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
Um importante equipamento público do segundo subdistrito de Santo André, a Biblioteca Cecília Meireles foi reaberta na manhã deste domingo (28). Além de cumprir sua função cultural, a prefeitura de Santo André pretende que o prédio sirva como um centro de convivência da população — especialmente da terceira idade — do Parque das Nações.
Em tempos de digitalização de tantas coisas no mundo, a educação passou por transformações. Esse processo é natural e traz benefícios e facilidades, mas não significa que formas mais tradicionais de aprendizado estejam ultrapassadas. Na reinauguração da Biblioteca Cecília Meireles, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, trouxe a informação de que países com os melhores ensinos do mundo — Noruega, Suécia, por exemplo — tem voltado a investir e levar suas crianças a estas casas dos livros.
“As ferramentas tecnológicas vieram para ficar,” afirma Serra, “mas elas são complementar àquilo que a maioria aqui teve em sua formação.” O equipamento público está novamente à disposição da população — seja para a consulta de livros didáticos, o empréstimo de literários, o uso de suas mesas para estudo e muito mais.
Biblioteca Cecília Meireles: uma obra da Cultura e da Saúde
A reabertura da Biblioteca Cecília Meireles vem para cumprir mais uma função, mencionada pela secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz. Ela conta que, ainda antes da pandemia, chegou a seu conhecimento que uma parcela da população idosa do município frequentava equipamentos de saúde não por estar, de fato, doente — mas para o convívio social, afastando a solidão.q
Com a Cecília Meireles fechada, Santo André estava com um espaço a menos para desenvolver atividades que pudessem abraçar essa população. Reabri-la foi, portanto, um esforço conjunto das secretarias de Cultura e Saúde e agora o local receberá uma programação dedicada à terceira idade.
Com uma horta comunitária, espaço para brincadeiras, auditório e os livros, a Biblioteca pode atender, na verdade, qualquer faixa etária. Veja o resultado da reforma no canal do YouTube do ABCdoABC e assista a coletiva de imprensa com o prefeito Paulo Serra e seus secretários.