De portas abertas, Biblioteca Cecília Meireles vira centro cultural no Pq. das Nações

Um prédio histórico no município de Santo André, Biblioteca Cecília Meireles retorna às atividades

  • Data: 28/04/2024 18:04
  • Alterado: 28/04/2024 18:04
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC
De portas abertas, Biblioteca Cecília Meireles vira centro cultural no Pq. das Nações

Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

Você está em:

Um importante equipamento público do segundo subdistrito de Santo André, a Biblioteca Cecília Meireles foi reaberta na manhã deste domingo (28). Além de cumprir sua função cultural, a prefeitura de Santo André pretende que o prédio sirva como um centro de convivência da população — especialmente da terceira idade — do Parque das Nações.

Em tempos de digitalização de tantas coisas no mundo, a educação passou por transformações. Esse processo é natural e traz benefícios e facilidades, mas não significa que formas mais tradicionais de aprendizado estejam ultrapassadas. Na reinauguração da Biblioteca Cecília Meireles, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, trouxe a informação de que países com os melhores ensinos do mundo — Noruega, Suécia, por exemplo — tem voltado a investir e levar suas crianças a estas casas dos livros.

Biblioteca Cecília Meireles foi totalmente reformada e agora volta a atender a população
Biblioteca Cecília Meireles foi totalmente reformada e agora volta a atender a população (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

“As ferramentas tecnológicas vieram para ficar,” afirma Serra, “mas elas são complementar àquilo que a maioria aqui teve em sua formação.” O equipamento público está novamente à disposição da população — seja para a consulta de livros didáticos, o empréstimo de literários, o uso de suas mesas para estudo e muito mais.

Biblioteca Cecília Meireles: uma obra da Cultura e da Saúde

A reabertura da Biblioteca Cecília Meireles vem para cumprir mais uma função, mencionada pela secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz. Ela conta que, ainda antes da pandemia, chegou a seu conhecimento que uma parcela da população idosa do município frequentava equipamentos de saúde não por estar, de fato, doente — mas para o convívio social, afastando a solidão.q

Secretária Adjunta de Cultura de Santo André, Azê Diniz discursa na entrega da Biblioteca Cecília Meireles reformada
Secretária Adjunta de Cultura de Santo André, Azê Diniz discursa na entrega da Biblioteca Cecília Meireles reformada (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Com a Cecília Meireles fechada, Santo André estava com um espaço a menos para desenvolver atividades que pudessem abraçar essa população. Reabri-la foi, portanto, um esforço conjunto das secretarias de Cultura e Saúde e agora o local receberá uma programação dedicada à terceira idade.

Com uma horta comunitária, espaço para brincadeiras, auditório e os livros, a Biblioteca pode atender, na verdade, qualquer faixa etária. Veja o resultado da reforma no canal do YouTube do ABCdoABC e assista a coletiva de imprensa com o prefeito Paulo Serra e seus secretários.

Compartilhar:
1
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
1
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
1
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
1
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
1
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
1
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

  • Data: 28/04/2024 06:04
  • Alterado:28/04/2024 18:04
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados