Santo André é pioneira na implantação de Faixa Azul fora da capital
Em um projeto pioneiro fora da capital paulista, a Av. Prestes Maia irá receber a Faixa Azul para maior segurança dos motociclistas
- Data: 22/04/2024 17:04
- Alterado: 22/04/2024 20:04
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Prefeito Paulo Serra no anúncio da Faixa Azul na Av. Prestes Maia
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
A prefeitura de Santo André realizou na tarde desta segunda-feira (22) a apresentação de seu programa Faixa Azul para Motos, visando reduzir o número de acidentes — especialmente aqueles com vítimas fatais nas vias do município. A Avenida Prestes Maia será a primeira contemplada pelo projeto pioneiro fora da capital paulista, que já apresenta benefícios significativos em sua experiência com a intervenção de mobilidade.
Em evento realizado na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade, o prefeito Paulo Serra, a primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra e os secretários Donizeti Pereira (Mobilidade) e Gilvan Júnior (Saúde) estiveram presentes para o anúncio. O vereador de São Paulo responsável pela criação do programa na capital, Ricardo Teixeira (União Brasil) também participou da cerimônia, expressando seu desejo em acompanhar a implantação da Faixa Azul em Santo André.
Faixa Azul para Motos: reduzindo acidentes e salvando vidas
Consistindo em uma sinalização nas pistas de rolamento, a Faixa Azul é demarcada entre as faixas destinadas aos automóveis sem prejuízo às suas larguras — os carros continuam cabendo adequadamente em seus espaços. Em São Paulo, ela já foi implementada nas Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, chegando a zerar o número de mortes de motociclistas nestes locais.
A Avenida Prestes Maia foi escolhida para ser a primeira a receber a Faixa Azul em Santo André por conta de seu alto fluxo de motocicletas — são mais de 10 mil circulando em 24 horas — e sua importância na conectividade regional. Além de apresentar estes dados, Roger Gregorio, engenheiro e gerente na Secretaria de Mobilidade de Santo André, demonstrou que o número de acidentes relacionados a motos na Prestes Maia vem crescendo nos últimos anos: foram de 169 em 2021, para 222 em 2022 e 311 em 2023. Deste total, 138 resultaram em mortes, sendo que, no último ano, 46% dos óbitos em acidentes na via foram de motociclistas.
A Faixa Azul surge como um investimento de custo relativamente baixo aos cofres públicos frente aos benefícios que ela traz. Serão R$ 700.000 dedicados às obras na Av. Prestes Maia, que devem refletir em economia para os setores de Mobilidade, Segurança Pública e Saúde — evitando os acidentes, todas estas áreas não precisam deslocar pessoal e utilizar recursos para lidar com o problema. O maior benefício, porém, reside em cada vida salva pelo programa — algo com valor inestimável.
A criação de um “Moto anel viário” com a Faixa Azul
Além da Av. Prestes Maia, a prefeitura pretende instalar a Faixa Azul para motocicletas em uma série de outros eixos viários importantes no território andreense. De acordo com Roger, a secretaria de Mobilidade Urbana planeja a Faixa Azul no Viaduto Castelo Branco, na Avenida dos Estados, no Complexo Viário Cassaquera, na Av. Giovanni Battista Pirelli, na Av. Santos Dumont, na Perimetral rebaixada, na Av. José Amazonas e na Av. Dom Jorge. A conclusão deste planejamento traria a Santo André um total de mais de 30 km de Faixa Azul.
Para garantir o sucesso da implementação do equipamento, a prefeitura se reuniu com representantes da categoria de motociclistas para que haja uma adesão à Faixa Azul. O prefeito Paulo Serra ainda afirma que, naturalmente, os profissionais que utilizam este meio de transporte tendem a utilizar sua faixa de segurança, percebendo seus benefícios.
Faixa Azul para Motos na Avenida Prestes Maia
O secretário Donizeti Pereira informou que as intervenções na Av. Prestes Maia já tem início hoje e o prazo estimado de entrega da Faixa Azul é a mesma do Viaduto Castelo Branco: 30 de abril. A faixa de segurança será delimitada ao longo de 5 km da via, mas é necessário refazer toda a sinalização horizontal, além de se instalar todas as placas indicativas.
O viaduto e as obras na avenida, que estão diretamente ligados, teriam sua inauguração oficial agendadas para o dia 1º de Maio, informa o prefeito Paulo Serra.
Detalhes do anúncio feito hoje e a coletiva de imprensa realizadas pelas autoridades podem ser conferidos no canal do YouTube do ABCdoABC.