Santo André é pioneira na implantação de Faixa Azul fora da capital

Em um projeto pioneiro fora da capital paulista, a Av. Prestes Maia irá receber a Faixa Azul para maior segurança dos motociclistas

  • Data: 22/04/2024 17:04
  • Alterado: 22/04/2024 20:04
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC
Santo André é pioneira na implantação de Faixa Azul fora da capital

Prefeito Paulo Serra no anúncio da Faixa Azul na Av. Prestes Maia

Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

Você está em:

A prefeitura de Santo André realizou na tarde desta segunda-feira (22) a apresentação de seu programa Faixa Azul para Motos, visando reduzir o número de acidentes — especialmente aqueles com vítimas fatais nas vias do município. A Avenida Prestes Maia será a primeira contemplada pelo projeto pioneiro fora da capital paulista, que já apresenta benefícios significativos em sua experiência com a intervenção de mobilidade.

Em evento realizado na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade, o prefeito Paulo Serra, a primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra e os secretários Donizeti Pereira (Mobilidade) e Gilvan Júnior (Saúde) estiveram presentes para o anúncio. O vereador de São Paulo responsável pela criação do programa na capital, Ricardo Teixeira (União Brasil) também participou da cerimônia, expressando seu desejo em acompanhar a implantação da Faixa Azul em Santo André.

Faixa Azul para Motos: reduzindo acidentes e salvando vidas

Consistindo em uma sinalização nas pistas de rolamento, a Faixa Azul é demarcada entre as faixas destinadas aos automóveis sem prejuízo às suas larguras — os carros continuam cabendo adequadamente em seus espaços. Em São Paulo, ela já foi implementada nas Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, chegando a zerar o número de mortes de motociclistas nestes locais.

Vereador da capital, Ricardo Teixeira criou a Faixa Azul em São Paulo
Vereador da capital, Ricardo Teixeira criou a Faixa Azul em São Paulo (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

A Avenida Prestes Maia foi escolhida para ser a primeira a receber a Faixa Azul em Santo André por conta de seu alto fluxo de motocicletas — são mais de 10 mil circulando em 24 horas — e sua importância na conectividade regional. Além de apresentar estes dados, Roger Gregorio, engenheiro e gerente na Secretaria de Mobilidade de Santo André, demonstrou que o número de acidentes relacionados a motos na Prestes Maia vem crescendo nos últimos anos: foram de 169 em 2021, para 222 em 2022 e 311 em 2023. Deste total, 138 resultaram em mortes, sendo que, no último ano, 46% dos óbitos em acidentes na via foram de motociclistas.

A Faixa Azul surge como um investimento de custo relativamente baixo aos cofres públicos frente aos benefícios que ela traz. Serão R$ 700.000 dedicados às obras na Av. Prestes Maia, que devem refletir em economia para os setores de Mobilidade, Segurança Pública e Saúde — evitando os acidentes, todas estas áreas não precisam deslocar pessoal e utilizar recursos para lidar com o problema. O maior benefício, porém, reside em cada vida salva pelo programa — algo com valor inestimável.

A criação de um “Moto anel viário” com a Faixa Azul

Além da Av. Prestes Maia, a prefeitura pretende instalar a Faixa Azul para motocicletas em uma série de outros eixos viários importantes no território andreense. De acordo com Roger, a secretaria de Mobilidade Urbana planeja a Faixa Azul no Viaduto Castelo Branco, na Avenida dos Estados, no Complexo Viário Cassaquera, na Av. Giovanni Battista Pirelli, na Av. Santos Dumont, na Perimetral rebaixada, na Av. José Amazonas e na Av. Dom Jorge. A conclusão deste planejamento traria a Santo André um total de mais de 30 km de Faixa Azul.

Roger Gregorio apresenta os detalhes técnicos da Faixa Azul na Prestes Maia
Roger Gregorio apresenta os detalhes técnicos da Faixa Azul na Prestes Maia (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Para garantir o sucesso da implementação do equipamento, a prefeitura se reuniu com representantes da categoria de motociclistas para que haja uma adesão à Faixa Azul. O prefeito Paulo Serra ainda afirma que, naturalmente, os profissionais que utilizam este meio de transporte tendem a utilizar sua faixa de segurança, percebendo seus benefícios.

Faixa Azul para Motos na Avenida Prestes Maia

O secretário Donizeti Pereira informou que as intervenções na Av. Prestes Maia já tem início hoje e o prazo estimado de entrega da Faixa Azul é a mesma do Viaduto Castelo Branco: 30 de abril. A faixa de segurança será delimitada ao longo de 5 km da via, mas é necessário refazer toda a sinalização horizontal, além de se instalar todas as placas indicativas.

O viaduto e as obras na avenida, que estão diretamente ligados, teriam sua inauguração oficial agendadas para o dia 1º de Maio, informa o prefeito Paulo Serra.

Detalhes do anúncio feito hoje e a coletiva de imprensa realizadas pelas autoridades podem ser conferidos no canal do YouTube do ABCdoABC.

Compartilhar:

  • Data: 22/04/2024 05:04
  • Alterado:22/04/2024 20:04
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados