Imprerp finaliza censo obrigatório e atinge 81% de servidores da ativa cadastrados
Levantamento de dados tem objetivo de cumprir norma federal e obter certificação de boas práticas
- Data: 10/04/2024 10:04
- Alterado: 10/04/2024 10:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Divulgação
O Imprerp (Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires) atingiu pouco mais de 81% de servidores da ativa cadastrados, em censo obrigatório que realiza desde novembro do ano passado. A coleta de dados tem a intenção de cumprir regimento federal e realizar mais uma etapa para a obtenção da certificação Pró-Gestão, que preza pelas boas práticas de administração interna e que institui selo de qualidade para o órgão.
Conforme o superintendente da instituição, o advogado Clayton Soares dos Santos, o número alcançado é um bom índice para que as análises de dados internos sejam melhores. Santos acredita que, dessa forma, a atuação da autarquia terá mais transparência e exatidão na hora de apresenta os balanços.
“Nossa expectativa era de atingir 100% dos servidores, mas sabíamos que isso seria quase impossível. O censo foi prorrogado algumas vezes para obter matrícula do maior número de servidores possível. Então, este pouco mais de 81% já é uma conquista e tanto”, declarou o superintendente.
O Imprerp, hoje, reúne 2.323 contribuintes, 697 aposentados e 142 pensionistas. A entidade foi criada em 2002 para assegurar os direitos previdenciários dos servidores dos poderes Executivo e Legislativo municipais e seus dependentes, atuando com gestão participativa por meio de conselhos.
À frente do Imprerp, Clayton Soares dos Santos tem atuado para estabelecer boas práticas dentro do órgão. O advogado tem conduzido a instituição com objetivo de tornar suas relações mais transparentes e que estejam ao alcance do servidos a até mesmo do munícipe que não tenha ligação direta com a autarquia.
Cartilha – Em mais uma ação que visa a retomada da importância do Imprerp, o superintendente também criou a “Cartilha Previdenciária”, livreto que contém todas as explicações de como funciona o instituto e como são estabelecidas as relações entre o órgão e os servidores.
“A ideia principal é mostrar como funciona o Imprerp e como ele atua para auxiliar o servidor municipal. Nas suas 27 páginas, mostramos como ocorre um processo de aposentadoria, por exemplo, como são feitas as contribuições dos servidores ativos, inativos e pensionistas”, declarou Santos. “A ideia é levar o que chamamos de educação previdenciária aos trabalhadores”, concluiu.