Paulo Serra participa de sua última homenagem a João Ramalho como prefeito
Homenagem a João Ramalho acontece tradicionalmente na manhã do aniversário de Santo André, 8 de abril
- Data: 10/04/2024 15:04
- Alterado: 10/04/2024 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Homenagem a João Ramalho no 471º aniversário de Santo André
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
O prefeito de Santo André, Paulo Serra, participou na manhã desta segunda-feira (08) de sua última homenagem ao fundador do município — o português João Ramalho — como chefe do poder executivo. A tradicional cerimônia aconteceu na Passarela Luso-Brasileira, que liga o Paço Municipal a ruas do centro da cidade e contou com a presença do Tiro de Guerra, dos escoteiros de Santo André, do embaixador de Portugal António Pedro Rodrigues da Silva e de Paulo Augusto de Freitas, presidente da Casa de Portugal ABC.
Com início marcado às 8h da manhã do 471º aniversário de Santo André, o evento começou com a entrada das bandeiras de Brasil e Portugal, do estado São Paulo e do município. A seguir, a centenária Banda Lira tocou os hinos dos dois países e o da cidade.
“É uma cidade que alcançou sucesso absoluto em sua evolução para satisfação de nós que aqui residimos e trabalhamos,” declarou Paulo Augusto de Freitas. O presidente da Casa de Portugal ainda elogiou o trabalho do prefeito Paulo Serra e afirmou estar honrado em mais uma vez participar da homenagem. Já o cônsul-geral de Portugal em São Paulo esteve pela primeira vez na cerimônia. “Há em Santo André, realmente, esta ponte entre os dois lados do Atlântico,” disse António, emocionado pelo convite.
Para Paulo Serra, no oitava ano como prefeito, a homenagem a João Ramalho em 2024 “é mais do que especial.” Isso porque, diz o prefeito, “a gente olha para trás e vê o quanto conseguimos resgatar em todas as áreas.” Ele ainda destaca a importância de manter as tradições da cidade e a manutenção da ponte entre Brasil e Portugal — simbolizada na passarela que leva o nome de seu avô, o português Américo Pinto Serra. “Cresci ouvindo o quanto a comunidade [lusitana] colaborou para o crescimento da cidade.”
Após os discursos, as autoridades e os escoteiro do município levaram uma coroa de flores à estátua de João Ramalho, localizada no marco zero da cidade, em frente aos Correios. Confira mais imagens da cerimônia a seguir.