Operação Ponto Seguro reduz roubos em Diadema
Mais de 1.600 rondas foram realizadas em 2023; redução foi verificada nas regiões de atuação
- Data: 03/04/2024 13:04
- Alterado: 03/04/2024 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Operação Ponto Seguro
Crédito: Dino Santos
A Operação Ponto Seguro, criada pela Guarda Civil Municipal de Diadema (GCM) em agosto de 2023 com objetivo de aumentar a segurança em corredores e pontos de ônibus e trólebus já realizou 1630 rondas, nos bairros Canhema e Inamar. Ação é feita de segunda a sexta-feira, das 05h às 08h da manhã e das 17h às 20h e resultou, no ano passado, na queda de 50% nos roubos nessas regiões.
De acordo com o Subcomandante Rosair, o objetivo da operação Ponto Seguro é garantir a segurança da população em áreas de maior circulação de pessoas e ônibus. “Com motocicletas e viaturas por dia, realizamos a vigilância para garantir a segurança dos munícipes”, afirmou o subcomandante. “Pontos e corredores de ônibus são locais que aparecem muito nos boletins de ocorrência por roubo. Então, direcionamos nossos esforços para eles”, complementou.
Os resultados não demoraram a aparecer. Segundo o secretário adjunto de Segurança Cidadã, Antonio Fonseca, houve uma diminuição na ocorrência de roubos e furtos. “De modo geral, esses bairros apresentaram uma queda de 50%, o que indica sucesso no patrulhamento”, listou. Segundo dados da própria GCM, em julho de 2023, um mês antes do início da operação, foram registrados cinco roubos nos bairros alvo da operação. O número caiu para apenas um em dezembro de 2023.
Não são apenas os números que atestam a eficácia da atuação da GCM. Os moradores da cidade também já perceberam a diferença.
Vitória Trindade, estudante de assistência social, demonstra satisfação com a operação. “Moro no Eldorado há anos e, na frente do Parque Ecológico, já vi essa operação acontecer, pelo menos, três vezes”, afirmou. “Como pego ônibus logo cedo, me sinto mais segura no ponto”, declarou.
A jornalista Maria Clara Cardoso elogiou a abrangência do patrulhamento. “Apesar de morar no centro da cidade, já observei essas patrulhas em vários pontos, principalmente nos corredores dos trólebus”, disse.