Mauá prioriza informação para rebater o preconceito durante o Abril Azul
Palestras são dirigidas para a população e servidores municipais
- Data: 01/04/2024 15:04
- Alterado: 01/04/2024 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Evandro Oliveira/PMM
Em Mauá, a Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abre as atividades do Abril Azul, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a necessidade inclusão e jogar luz sobre esse tema que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo inteiro. No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, já tem a primeira palestra voltada aos servidores municipais, que será realizada na Prefeitura de Mauá, por técnicos do Instituto Multinclusão e Coletivo TEAção, entidades parceiras da Prefeitura.
Com atividades dirigidas a todos os setores da administração municipal e ao público em geral, a Semana terá programação com ações informativas que buscam promover o atendimento inclusivo da população e para o acolhimento de pessoas autistas do quadro de servidores.
Em Mauá, pessoas com TEA têm atenção integral garantida por meio da Carteirinha de Identificação do Autista e a Secretaria de Assistência Social emitiu já 734 destes documentos. Estão em produção outras 94 carteirinhas. Com isso, pessoas com TEA têm pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, de educação e de assistência social.
Outro benefício é a tarifa gratuita no transporte coletivo municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, conforme legislação, por meio do Cartão SIM Especial. Na rede municipal de Educação, a formação dos professores para o atendimento de alunos com espectro autista e de alunos com deficiência é constante. Os alunos também têm atividades relacionadas às questões alimentares e de interação com os colegas.
Confira a programação prevista para a Semana da Pessoa com TEA:
– Dia 02/04 – 10h – Paço Municipal – Abertura e palestra “Atendimento e acolhimento inclusivo”
– Dia 03/04 – 14h – Centro de Formação de Professores – palestra “TEA Mundo do Trabalho e atendimento inclusivo”
– Dia 05/04 – 9h – Centro de Formação de Professores – palestra “TEA e a Educação Inclusiva”
– Dia 05/04 – 14h – Centro de Formação de Professores – palestra “TEA e a Educação Inclusiva”
– Dia 12/04 – 14h – Creas Bocaina – palestra “TEA Mundo do Trabalho e atendimento inclusivo”
Além das palestras informativas da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, ao longo de todo o mês de abril, as 23 Unidades Básicas de Saúde receberão decoração especial alusiva ao tema e também realizarão atividades informativas. O CER (Centro Especializado em Reabilitação) vai promover capacitação envolvendo os servidores, além de palestras para os pais e familiares das crianças assistidas pela equipe multidisciplinar do espaço.