Governador do Pará visita Eletra e conhece futuros ônibus elétricos do BRT de Belém

40 e-Bus serão entregues no segundo semestre

  • Data: 03/02/2024 15:02
  • Alterado: 03/02/2024 15:02
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Assessoria
Governador do Pará visita Eletra e conhece futuros ônibus elétricos do BRT de Belém

Crédito:Reprodução

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O governador do Pará Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan visitaram a fábrica da Eletra, na sexta (2/02), para conhecer os ônibus elétricos que atenderão a região metropolitana de Belém.

Serão 40 e-Bus 100% brasileiros da Eletra, que integrarão o BRT da região metropolitana da capital paraense. Eles têm 12,1m (Básico), piso alto, capacidade para 75 passageiros e um cadeirante, com autonomia de até 250km.

Os veículos são zero emissão de poluentes, silenciosos, confortáveis, com ar-condicionado, wi-fi e USB para carregar celulares.

Durante uma viagem no e-Bus, dirigido pela presidente da Eletra, Milena Romano, o governador e sua vice puderam experimentar o veículo.

“Estou aqui, com a vice-governadora Hana, visitando a fábrica da Eletra, fábrica 100% nacional, que produz ônibus elétrico 100% brasileiro, indústria brasileira, que gera empregos no país”, disse o governador.

“Aqui nós compramos os ônibus do BRT, os primeiros ônibus elétricos zero emissão, que atenderão os municípios da região metropolitana: Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará”.

“Já no início segundo semestre, nossos ônibus começarão a chegar ao BRT Metropolitano promovendo a integração do transporte e proporcionando qualidade na mobilidade.”

“Belém está se preparando, com sustentabilidade, para a COP30, em 2025. Em respeito às pessoas, estamos cuidando do transporte coletivo na região metropolitana”, completou Barbalho.

Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassis Mercedes Benz, fabricados em São Bernardo do Campo (SP).

LINHA COMPLETA
Ao longo de 2023, a Eletra apresentou ao mercado a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.
São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas das cidades brasileiras e latino-americanas.

E mais o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (bus Rapid Transit).

Os ônibus elétricos Eletra são o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.

  • 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
  • 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 12,5m (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 15m (chassi Scania, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).

Toda a Linha Eletra é produzida numa área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta, São Bernardo do Campo, coração industrial da Grande São Paulo.

A nova fábrica entrou em operação em maio de 2022 e tem capacidade de produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano, podendo aumentar essa produção em 50%, dependendo da demanda.

A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.

FICHA TÉCNICA DO e-BUS 12,1M – PISO ALTO

Características do Veículo
Veículo (metros)12,1
ModeloElétrico Puro
PropulsãoMotor elétrico
Fonte de energia principalBaterias
Freio elétrico com regeneração para as bateriasTipo Kers
Autonomia (km)250
Velocidade máxima (Km/h)60
Capacidade de Rampa programada (%)17
Capacidade de passageiros sentados29
Capacidade de passageiros em pé45
PPD1
Motorista1
DireçãoHidráulica
SuspensãoPneumática
FreiosElétrico e Pneumáticos
Ar condicionadoSim
Chassi
FabricanteMercedes
Modelo/TipoO 500M (Elétrico) Piso alto
Comprimento (mm)11787
Largura (mm)2.094
Distância do Solo (a informar)Capac. Máxima do 1º eixo PBT (kg)36 a 46 cm7131
Capac. Máxima do 2º eixo PBT (kg)13560
Capac. Máxima PBT Total (kg)20691
Redução do eixo trator7,71:1
RodasAlumínio
PneusRadial – 295/80 R 22,5
SuspensãoPneumática integral
Sistema de direçãoHidráulica
Freios de serviçoPneumático
Sistema elétrico (V-DC)24
Baterias auxiliares12 V/230 Ah (02 unidades)
Carroceria
FabricanteCaio
Modelo/Tipoe-Millennium piso alto
Comprimento (mm)12.155
Largura (mm)2.550
Altura (mm)3.450
Balanço dianteiro (mm)2.925
Balanço traseiro (mm)3.620
Entre eixos (mm)Capacidade de passageiros/cadeirante 5.95075 + mot.
Nº de portas4 sendo, 2 lado esquerdo, 2 lado Direito
Peso PBT (kg)20691
Sistema elétrico (Vcc)24
Ar condicionado elétrico 
FabricanteSongz
Modelo LMD-VI-BNTD                                   
Capacidade máxima de refrigeração (BTU/h)120.000
Tensão Input mínimo e máximo (V-DC)450 – 900
Gás refrigeranteR407C
Motor Elétrico de Tração
FabricanteWEG
Modelo250L 
TipoTrifásico de Indução
Potência nominal (kW/CV)200/272,11
Potência máxima (1minuto) (kW/CV)400/544,22
Voltagem (V-AC)440 -660v
Torque Nominal/Máximo (Nm)1900/3560
Rotação Nominal/Máxima (RPM)1180/2600
TransmissãoSem transmissão, motor direto ao diferencial com eixo cardan
LocalizaçãoBalanço traseiro entre longarinas
Refrigeraçãoágua
Inversor de tração
FabricanteWEG
ModeloCFW800
Refrigeraçãoágua
Unidade de Energia – Banco de Baterias
TipoLitio, Fosfato de Ferro- (LFP)
Tensão – Nominal (V-DC)600
Tensão mínima (V-DC)470
Tensão máxima (V-DC)720
Potência nominal – pico/60seg (kW)180- 320
Energia mínima do banco (kWh)330
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  • Data: 03/02/2024 03:02
  • Alterado:03/02/2024 15:02
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