Governador do Pará visita Eletra e conhece futuros ônibus elétricos do BRT de Belém
40 e-Bus serão entregues no segundo semestre
- Data: 03/02/2024 15:02
- Alterado: 03/02/2024 15:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Assessoria
Crédito:Reprodução
O governador do Pará Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan visitaram a fábrica da Eletra, na sexta (2/02), para conhecer os ônibus elétricos que atenderão a região metropolitana de Belém.
Serão 40 e-Bus 100% brasileiros da Eletra, que integrarão o BRT da região metropolitana da capital paraense. Eles têm 12,1m (Básico), piso alto, capacidade para 75 passageiros e um cadeirante, com autonomia de até 250km.
Os veículos são zero emissão de poluentes, silenciosos, confortáveis, com ar-condicionado, wi-fi e USB para carregar celulares.
Durante uma viagem no e-Bus, dirigido pela presidente da Eletra, Milena Romano, o governador e sua vice puderam experimentar o veículo.
“Estou aqui, com a vice-governadora Hana, visitando a fábrica da Eletra, fábrica 100% nacional, que produz ônibus elétrico 100% brasileiro, indústria brasileira, que gera empregos no país”, disse o governador.
“Aqui nós compramos os ônibus do BRT, os primeiros ônibus elétricos zero emissão, que atenderão os municípios da região metropolitana: Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará”.
“Já no início segundo semestre, nossos ônibus começarão a chegar ao BRT Metropolitano promovendo a integração do transporte e proporcionando qualidade na mobilidade.”
“Belém está se preparando, com sustentabilidade, para a COP30, em 2025. Em respeito às pessoas, estamos cuidando do transporte coletivo na região metropolitana”, completou Barbalho.
Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassis Mercedes Benz, fabricados em São Bernardo do Campo (SP).
LINHA COMPLETA
Ao longo de 2023, a Eletra apresentou ao mercado a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.
São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas das cidades brasileiras e latino-americanas.
E mais o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (bus Rapid Transit).
Os ônibus elétricos Eletra são o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.
- 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
- 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- 12,5m (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- 15m (chassi Scania, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
Toda a Linha Eletra é produzida numa área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta, São Bernardo do Campo, coração industrial da Grande São Paulo.
A nova fábrica entrou em operação em maio de 2022 e tem capacidade de produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano, podendo aumentar essa produção em 50%, dependendo da demanda.
A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.
FICHA TÉCNICA DO e-BUS 12,1M – PISO ALTO
Características do Veículo | |
Veículo (metros) | 12,1 |
Modelo | Elétrico Puro |
Propulsão | Motor elétrico |
Fonte de energia principal | Baterias |
Freio elétrico com regeneração para as baterias | Tipo Kers |
Autonomia (km) | 250 |
Velocidade máxima (Km/h) | 60 |
Capacidade de Rampa programada (%) | 17 |
Capacidade de passageiros sentados | 29 |
Capacidade de passageiros em pé | 45 |
PPD | 1 |
Motorista | 1 |
Direção | Hidráulica |
Suspensão | Pneumática |
Freios | Elétrico e Pneumáticos |
Ar condicionado | Sim |
Chassi | |
Fabricante | Mercedes |
Modelo/Tipo | O 500M (Elétrico) Piso alto |
Comprimento (mm) | 11787 |
Largura (mm) | 2.094 |
Distância do Solo (a informar)Capac. Máxima do 1º eixo PBT (kg) | 36 a 46 cm7131 |
Capac. Máxima do 2º eixo PBT (kg) | 13560 |
Capac. Máxima PBT Total (kg) | 20691 |
Redução do eixo trator | 7,71:1 |
Rodas | Alumínio |
Pneus | Radial – 295/80 R 22,5 |
Suspensão | Pneumática integral |
Sistema de direção | Hidráulica |
Freios de serviço | Pneumático |
Sistema elétrico (V-DC) | 24 |
Baterias auxiliares | 12 V/230 Ah (02 unidades) |
Carroceria | |
Fabricante | Caio |
Modelo/Tipo | e-Millennium piso alto |
Comprimento (mm) | 12.155 |
Largura (mm) | 2.550 |
Altura (mm) | 3.450 |
Balanço dianteiro (mm) | 2.925 |
Balanço traseiro (mm) | 3.620 |
Entre eixos (mm)Capacidade de passageiros/cadeirante | 5.95075 + mot. |
Nº de portas | 4 sendo, 2 lado esquerdo, 2 lado Direito |
Peso PBT (kg) | 20691 |
Sistema elétrico (Vcc) | 24 |
Ar condicionado elétrico | |
Fabricante | Songz |
Modelo | LMD-VI-BNTD |
Capacidade máxima de refrigeração (BTU/h) | 120.000 |
Tensão Input mínimo e máximo (V-DC) | 450 – 900 |
Gás refrigerante | R407C |
Motor Elétrico de Tração | |
Fabricante | WEG |
Modelo | 250L |
Tipo | Trifásico de Indução |
Potência nominal (kW/CV) | 200/272,11 |
Potência máxima (1minuto) (kW/CV) | 400/544,22 |
Voltagem (V-AC) | 440 -660v |
Torque Nominal/Máximo (Nm) | 1900/3560 |
Rotação Nominal/Máxima (RPM) | 1180/2600 |
Transmissão | Sem transmissão, motor direto ao diferencial com eixo cardan |
Localização | Balanço traseiro entre longarinas |
Refrigeração | água |
Inversor de tração | |
Fabricante | WEG |
Modelo | CFW800 |
Refrigeração | água |
Unidade de Energia – Banco de Baterias | |
Tipo | Litio, Fosfato de Ferro- (LFP) |
Tensão – Nominal (V-DC) | 600 |
Tensão mínima (V-DC) | 470 |
Tensão máxima (V-DC) | 720 |
Potência nominal – pico/60seg (kW) | 180- 320 |
Energia mínima do banco (kWh) | 330 |