Mauá libera dose de reforço da bivalente contra a Covid para novo público
Nesta quinta-feira (28/12) os imunizantes já estão disponíveis para pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos. É necessário ter tomado a última dose há mais de 6 meses
- Data: 28/12/2023 15:12
- Alterado: 28/12/2023 15:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:José Cruz/Agência Brasil
A nova etapa da vacinação contra a Covid, iniciada em 12 de dezembro, avança em Mauá. A Prefeitura iniciou nesta quinta-feira (28/12), a aplicação da nova dose de reforço com a bivalente, em pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos. Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde, diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da doença no país. As pessoas deste grupo devem apresentar, além do RG e da carteira de vacinação com o registro das doses anteriores, um comprovante da condição de risco (laudo, exame ou receita). Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid, em 19 de janeiro de 2021, a secretaria de Saúde de Mauá já aplicou 1.307.547 desse total, 98.882 são da versão bivalente do imunizante.
São considerados imunocomprometidos aquelas pessoas cujo mecanismo de defesa (sistema imunológico) estão comprometidos. Esse quadro é apresentado em pacientes oncológicos, soropositivos ou transplantados, portadores de imunodeficiência primária grave e doenças autoimunes. Grupo considerado extremamente de risco são os pacientes com transplante recente de medula óssea.
A aplicação é feita nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 9h às 16h – as unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 operam das 9h às 20h. Todos devem apresentar documento com foto (RG ou CNH) e carteirinha de vacinação. Além desse público, a vacina bivalente também está disponível para quem tenha a partir dos 60 anos e em quem vive em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e Residências Inclusivas (Ris). Se o idoso tiver dificuldades de locomoção, uma pessoa da família deve entrar em contato com a UBS para agendar e realizar a vacinação na residência.