Diadema recebe cinco câmaras de vacina do Ministério da Saúde

Equipamentos vieram por meio do Programa Nacional de Imunização e vão modernizar a estrutura da Central de Imunobiológicos da cidade, que armazena vacinas e distribui para todas as UBSs

  • Data: 22/11/2023 08:11
  • Alterado: 22/11/2023 08:11
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema recebe cinco câmaras de vacina do Ministério da Saúde

Câmaras de vacina

Crédito:Divulgação PMD

Você está em:

O município de Diadema recebeu, nesta terça-feira (21/11), cinco câmaras de vacina com capacidade de 400 litros para armazenamento, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). Os equipamentos vão renovar 40% do total existente na Central de Imunobiológicos do município, que conta com 12 câmaras de vacina.

“Essas câmaras fazem parte da renovação da cadeia de frio nos municípios. O Governo Federal acredita na vacinação e está investindo nessa área, enviando equipamentos novos e que fazem toda a diferença para garantir que as vacinas fiquem armazenadas de forma adequada”, ressaltou a coordenadora da Vigilância à Saúde, Cristina da Silva Marins. O investimento é de mais de R$ 47 mil.

Cadeia de frio é todo o processo que envolve concepção, armazenamento e transporte das vacinas, preservando condições de refrigeração e garantindo a conservação do produto. Dentro desse processo, as câmeras são fundamentais para garantir a qualidade das vacinas e a imunização dos moradores.

A última vez que o município recebeu câmeras de vacina foi em 2016. As câmaras substituídas estão em bom estado de conservação e, por isso, serão realocadas em serviços como Centro de Referência (CR) em IST, Aids e Hepatites Virais, Hospital Municipal de Diadema (HMD) e outros. 

Vacinas

A rede municipal de saúde de Diadema disponibiliza mais de 19 vacinas e cinco imunizantes específicos para a prevenção da covid-19, que compõem o calendário vacinal oficial do Ministério da Saúde (MS). Além disso, há também vacinas indicadas para pessoas com condições de saúde específicas como portadores de imunossupressão e pessoas que realizaram transplantes.

Para pensar as campanhas de vacinação e toda a logística envolvida nesse processo, Diadema conta com o Serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) e a Central de Imunobiológicos, onde são armazenadas as vacinas do município antes de serem distribuídas para as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros serviços. Cada UBS é equipada com sala de vacina estruturada para garantir as condições de armazenamento e aplicação dos imunizantes.

Compartilhar:

  • Data: 22/11/2023 08:11
  • Alterado:22/11/2023 08:11
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados