Simplifica Futuro leva jovens à faculdade e a empresas de Diadema
Programa da Secretaria de Desenvolvimento mostra que é possível estudar em universidade gratuita e trabalhar em diversas áreas sem precisar sair da cidade
- Data: 21/11/2023 18:11
- Alterado: 21/11/2023 18:11
- Autor: Redação
- Fonte: SEDET
Secretário Strama (centro): “Essa é uma política pública que terá resultados no médio e longo prazo e está alinhada com o PDD.”
Crédito:
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) realizou na última sexta-feira (17) a segunda ação do programa Simplifica Futuro, que leva jovens da cidade para conhecer faculdades e empresas da região. O objetivo é ampliar seus horizontes com relação à possibilidade de continuarem seus estudos, de forma gratuita e aqui mesmo em Diadema, além de se familiarizarem com as indústrias da região, principalmente aquelas ligadas ao Polo Cosmético.
“O Simplifica Futuro tem um papel extremamente importante para a população jovem, que é o de promover a oportunidade de se aproximarem do mundo do trabalho e conhecerem as universidades públicas da cidade,” declarou o secretário municipal Marcelo Strama, da SEDET. “Para o município se desenvolver, é necessário aprimorar o conhecimento e qualificar as pessoas. Essa é uma política pública que terá resultados no médio e longo prazo e está alinhada com o PDD, o Plano Desenvolve Diadema.”
A primeira ação contou com jovens do programa Adolescente Aprendiz. Desta vez, participaram 37 estudantes da ETEC Juscelino Kubitschek, que foram conhecer as instalações da Fatec Diadema e a empresa Nova Analítica, recém-instalada na cidade.
A Fatec apresentou seus cursos, colocou os estudantes a par das datas para o vestibular da instituição e os orientou a fazerem o Provão Paulista, já que essa vai ser uma das portas de entrada para a faculdade este ano. Para o diretor da ETEC, Rogério dos Santos, a prática é a melhor forma de conhecer as rotinas das empresas. “Além disso, os alunos e alunas ficaram encantados com a visita técnica realizada no dia de hoje e com o apoio da Prefeitura de Diadema para que alcancem a sonhada universidade pública.”
“Já na Nova Analítica, fornecedora de equipamentos e insumos para laboratórios, os jovens puderam conhecer a unidade, o histórico da empresa e os diversos cargos oferecidos nos setores de Química, Biologia, Bioquímica e Logística. “85% dos nossos mais de 200 funcionários têm nível superior,” contou Eliel Cabral, do departamento de Assuntos Regulatórios da empresa. “Ficamos muitos felizes em passar a história de mais de 30 anos da Analítica e um pouco do dia a dia de nossa empresa, trocar experiências e poder contribuir com o crescimento dos jovens, plantando sempre a vontade de buscar conhecimento.”
A próxima edição do Simplifica Futuro ocorrerá em dezembro.