FMABC realiza roda de conversa sobre panorama da saúde na região
Primeira edição do projeto aconteceu em 2022
- Data: 07/11/2023 09:11
- Alterado: 07/11/2023 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: FMABC
FMABC realiza roda de conversa sobre panorama da saúde na região
Crédito:Divulgação
A Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário FMABC, em Santo André, realiza nesta terça-feira (7) a partir das 15h uma roda de conversa abordando o panorama da saúde na região. O evento é aberto ao público e faz parte do projeto “Painel de Informação em Saúde do Grande ABC”, iniciativa de docentes e estudantes da instituição que constitui na coleta e análise de dados com o objetivo de desenvolver as políticas públicas regionais de saúde.
Durante a roda de conversa, que acontecerá no Anfiteatro David Uip, serão abordadas algumas das questões sanitárias que impactam na vida da população do Grande ABC e os participantes serão convidados a discutirem soluções para esses problemas. Além de professores e alunos do Centro Universitário é aguardada a presença de representantes das secretarias de saúde e vigilância sanitária dos municípios.
“Entendemos que esse projeto deve ser enriquecido com a participação de acadêmicos, gestores e sociedade, avaliando os resultados encontrados, debatendo possíveis soluções e meios para interferir na realidade apresentada, explica Vânia Barbosa do Nascimento, pró-reitora de extensão do Centro Universitário FMABC.
Esta é a segunda roda de conversa realizada pelo projeto. Na primeira, em 2022, foi abordado o aumento de casos de sarampo e a queda na vacinação contra a doença nos últimos anos. Na ocasião, integrantes das equipes de vigilância epidemiológica de Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires conversaram com os estudantes e apontaram questões técnicas que ajudam a explicar a queda, como a mudança no sistema de alimentação de dados.
“Achamos importante proporcionar esse espaço para que os alunos dialoguem com gestores de saúde e a população através do diagnóstico de algumas situações que comprometem a saúde, e para buscar soluções para os problemas que temos na região”, explica Vânia. “Esperamos continuar e fazer com que esse trabalho se torne multidisciplinar” completa.