Volpi lança pedra fundamental do novo viaduto e dá início às obras
Maior obra de infraestrutura da história de Ribeirão Pires, com um valor de R$ 55,8 milhões, viaduto estaiado teve suas obras iniciadas neste sábado (28)
- Data: 30/10/2023 16:10
- Alterado: 14/11/2023 09:11
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Prefeito Guto Volpi, vereadores e secretários municipais lançam a pedra fundamental do novo viaduto estaiado
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
A prefeitura de Ribeirão Pires deu início neste sábado (28) às obras do novo viaduto estaiado, que vai ligar o Centro Baixo ao Centro Alto da cidade. Para celebrar o maior investimento em infraestrutura da história da estância turística, o prefeito Guto Volpi realizou, ao lado de outras autoridades municipais, o lançamento da pedra fundamental em cerimônia no Complexo Ayrton Senna.
“O que vai se começar a fazer aqui hoje é a verdadeira integração sonhada por esta cidade há mais de 50 anos,” declarou o ex-prefeito Clovis Volpi. Com mais de R$ 55 milhões investidos — sendo R$ 40 milhões provenientes de repasses do governo do estado de São Paulo e o restante correspondendo à contrapartida municipal. À frente do município por três mandatos, Volpi destacou o diálogo estabelecido entre Ribeirão Pires e os ex-governadores João Dória e Rodrigo Garcia na viabilização da obra. Guto trouxe ainda luz a contribuição do atual gestor estadual, Tarcísio de Freitas.
Com mais de 40 mil veículos no município, Ribeirão Pires sofre, em seus horários de pico, com dois pequenos acessos que ligam as centralidades do município. Para Guto, o viaduto deve garantir o escoamento necessário, além de agir como um vetor de desenvolvimento. O prefeito destaca ainda que o projeto não deve beneficiar apenas o usuário de automóvel, mas também contempla os ciclistas e os pedestres.
Partindo da Avenida Prefeito Valdírio Prisco, próximo ao Complexo Ayrton Senna, o viaduto terá alças de acesso na interligação com a Rua Capitão José Gallo, chegando à Avenida Humberto de Campos, aos pés do Mirante Santo Antônio. Guto afirma que o cronograma de obras foi pensado para minimizar o impacto no tráfego local, mas que sabe que a sociedade está ciente da importância da obra e da urgência de sua realização.
O prazo de conclusão da obra é de 36 meses e a construção será feita pela empreiteira Versátil Engenharia.