TV Web das Favelas 2 fala de conquistas e locais importantes na Vila Suíça e Recreio da Borda do Campo
Projeto também destaca vitória de moradores do Parque Andreense com melhorias em equipamento público
- Data: 28/10/2023 12:10
- Alterado: 28/10/2023 12:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: MDDF Santo André
Crédito:Divulgação/ MDDF
O projeto TV Web das Favelas 2, realizado pelo MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores de Favelas de Santo André), percorreu os bairros Vila Suíça, Recreio da Borda do Campo e Parque Andreense, em Santo André, para revelar ações, conquistas e locais importantes para os moradores. Por meio de gravações em vídeos, os munícipes falam sobre reivindicações, melhorias, sonhos e intervenções que impactam positivamente a vida deles e da população.
Entre a Vila Suíça, Jardim Santo André e demais bairros da região, o coletivo Quilombo Cultural Urbano Na.Quebrada propaga a cultura, a arte, o esporte e o lazer para crianças, jovens e adultos. O coletivo atua com outras duas frentes: Sociedade Esportiva Vila Suíça (time de futebol que existe desde a década de 1980) e a Bateria Ritmonstro, criada em 2016 para levar alegria a jogos de futebol e outros eventos.
O Quilombo Cultural Urbano Na.Quebrada também possui um espaço para a promoção gratuita de diversas atividades na rua Galileia, no Jardim Santo André. Uma delas é o Sarau Na Quebrada. “Esse espaço é de suma importância para toda a comunidade, porque as ações da Sociedade Vila Suíça, o carro-chefe de tudo, não ficam só no futebol, mas na educação e no desenvolvimento social e cultural, promovendo um pouco mais de coisas que geralmente a periferia não tem acesso”, explica Luiz Fernando Gomes de Oliveira, vice-presidente do time e idealizador da Ritmonstro. A bateria também oferece aulas de repercussão para todos os interessados.
Os moradores do Parque Andreense, localizado a 30 quilômetros do Paço Municipal de Santo André, lutavam há anos por um equipamento público de saúde de qualidade. Por isso, a Clínica da Família Parque Andreense é um marco para muitas pessoas. O equipamento foi construído em 2007, como Unidade de Saúde da Família Parque Andreense. Em 2020, o local passou por completa modernização, com novo nome e padrão de atendimento, totalmente informatizado. “A gente fica distante de tudo e a única solução é vir para cá quando acontece alguma coisa. Foi com muita luta que a gente conseguiu esse posto de saúde”, explica Walkiria dos Santos. Antes, a unidade de saúde era precária e sofria com diversos problemas, como infiltração. “Nós temos clínico geral, dentista, ginecologista e enfermagem. O atendimento agora está sendo maravilhoso”, complementa.
No Recreio da Borda do Campo, bairro com remanescente da Mata Atlântica, as nascentes, os animais, as plantas e as hortas são os destaques. A dona de casa Sônia Maria Coelho cultiva uma horta desde 2020, o que ressignificou a sua vida. “Procurava um modo para me criar e despertar. Eu comecei a criar uma horta. Aquilo foi me animando e me interessando mais”, disse. Naquela época, ela estava sofrendo com depressão, por isso a horta foi um remédio natural para a sua vida. “Cada dia que passa eu vou ficando mais feliz em mexer com a terra, que tem uma energia maravilhosa”, afirma.
O projeto TV Web das Favelas é realizado pelo MDDF com financiamento do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. Ao todo, serão retratadas narrativas de oito locais de Santo André. Os vídeos podem ser conferidos no canal do coletivo (@MDDFsantoandre).