Escola Itinerante de Teatro promove apresentações gratuitas no Teatro Conchita de Moraes
Projeto da Cia Estrela D’Alva, a Escola Itinerante de Teatro promove apresentações no Teatro Conchita de Moraes com 55 estudantes de escolas públicas do Recreio da Borda do Campo e da Vila Scarpelli.
- Data: 24/10/2023 16:10
- Alterado: 24/10/2023 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: Cia Estrela D’Alva
Cia Estrela D’Alva leva estudantes de escolas públicas de Santo André ao palco do Teatro Conchita de Moraes
Crédito:Divulgação
No dia 08 de novembro de 2023 (quarta-feira), a partir de 19h, a Escola Itinerante de Teatro, projeto da Cia Estrela D’Alva de Teatro, de Santo André, promove apresentações gratuitas no Teatro Conchita de Moraes, que fica na Praça Rui Barbosa, número 12, no Bairro Santa Terezinha, em Santo André.
Durante o evento, cerca de 55 (cinquenta e cinco) estudantes de escolas públicas da cidade, que estão participando da Escola Itinerante de Teatro em 2023, irão apresentar suas montagens teatrais como resultado final do ano letivo do projeto.
Os estudantes da escola EE Francisca Helena Furia, localizada no Recreio da Borda do Campo, irão apresentar o espetáculo “Isso não é só sobre nós”. Já os estudantes da EE Prof. José Calvitti Filho, da Vila Scarpelli, apresentarão “Eles (não) são assim mesmo”.
Os espetáculos também serão apresentados gratuitamente para a comunidade das escolas no dia 25 de novembro (sábado). A EE Prof. José Calvitti Filho recebe o espetáculo “Eles (não) são assim mesmo”, às 11h, durante o sábado letivo. E a EE. Francisca Helena Furia terá abertura especial para o espetáculo “Isso não é só sobre nós” no mesmo dia, às 19h
Esses adolescentes entram em cena para falar sobre ser adolescente, através de personagens que se confundem com os próprios atores e atrizes, vivendo momentos que envolvem a relação com a família, com a escola, e principalmente com a sexualidade e o gênero. Mas, ao mesmo tempo em que convocam à escuta adulta, as peças teatrais também apresentam a dialética destas relações. Afinal, falar da adolescência também é falar da vida adulta.
“Se os adultos costumam dizer sobre a adolescência que “eles são assim mesmo”, os trabalhos querem contar que não, que eles não são assim mesmo! Eles e elas são muitas coisas, vivendo histórias a partir de si, precisando de acolhimento e afeto”, comenta a organização da Escola Itinerante de Teatro.
Os cenários e figurinos dos espetáculos também fazem parte do aprendizado, tendo sido criados e construídos pelos estudantes com a orientação de Denise Guilherme e Mauro Martorelli.
SERVIÇO: Apresentações gratuitas no Teatro Conchita de Moraes
Com Escola Itinerante de Teatro (Cia Estrela D’Alva)
Espetáculos: “Isso não é só sobre nós” com alunos da EE Francisca Helena Furia e “Eles (não) são assim mesmo”, com alunos da EE Prof. José Calvitti Filho
Sinopse: Adolescentes entram em cena para falar sobre ser adolescente. Personagens que se confundem com os atores e atrizes vivendo momentos que envolvem a relação com a família, a escola, a sexualidade e o gênero. Se os adultos costumam dizer sobre a adolescência que “eles são assim mesmo”, os trabalhos querem contar que não! Eles não são assim mesmo! Eles e elas são muitas coisas! Cada um vive histórias a partir de si e precisa de acolhimento e afeto. As peças apresentam a dialética destas relações: falar da adolescência, também é falar da vida adulta. Isso não é só sobre nós, isso é sobre todos nós! Duração: 120 minutos
Quando: 08 de novembro de 2023 (quarta-feira) – Horário: 19h
Onde: Teatro Conchita de Moraes – Endereço: Praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha
Grátis – Distribuições de ingressos 1 hora antes na Bilheteria do Teatro
Acessibilidade: Sim / Acessibilidade física: Elevador adaptado; Rampa de acesso; Sanitário adaptado
Classificação: 12 anos / Capacidade: 220 lugares
Apresentação nas escolas públicas
Quando: 25 de novembro de 2023 (sábado)
Horário: 11h – Onde: EE Prof. José Calvitti Filho – Espetáculo: “Eles (não) são assim mesmo”
Horário: 19h – Onde: EE. Francisca Helena Furia – Espetáculo: “Isso não é só sobre nós”