Black Friday: 6 em cada 10 brasileiros já têm certeza de que realizarão compras
Estudo da MindMiners com a Spark traz dados exclusivos sobre o comportamento dos consumidores na data
- Data: 04/10/2023 16:10
- Alterado: 04/10/2023 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
A última sexta-feira do mês de novembro é uma das datas mais esperadas no varejo brasileiro. A Black Friday, que em 2023 acontecerá em 24 de novembro, oferece grandes descontos em produtos e serviços dos mais diversos segmentos.
O estudo “A Black além da Black”, realizado pela MindMiners em parceria com a Spark, mostra as principais tendências para a data, considerando o impacto do marketing de influência e a jornada do consumidor durante o evento.
A pesquisa contou com 2.000 respondentes de todo o Brasil que afirmaram ter conhecimento sobre a data comercial. “Não podemos falar sobre Black Friday sem antes conhecer o público. E é justamente com o objetivo de compreender melhor quem é o comprador na Black Friday, o que ele espera, o que pensa e como é sua relação com influenciadores que realizamos o estudo”, explica a Flávia Rodrigues, Especialista em Insights da MindMiners.
Segundo ressalta Flávia, a maioria dos dos entrevistados desta pesquisa se revelou como consumidor da Black Friday. “O estudo detectou que 86% dos consumidores têm o hábito de fazer compras durante esse período, e 6 em cada 10 pessoas já têm certeza de que realizarão suas compras este ano. Além disso, metade dos respondentes disseram que, mesmo quando afirmam que não comprarão na Black Friday, acabam cedendo aos impulsos e adquirindo algum produto ou outro”.
Quais são os produtos mais vendidos na Black Friday?
O estudo “Black além da Black” levantou quais são as top 5 categorias de produtos que os consumidores costumam adquirir na data. São eles:
● Equipamentos eletrônicos (58%)
● Vestuário e acessórios (56%)
● Eletrodomésticos (43%)
● Beleza e cuidados pessoais (40%)
● Livros (31%).
Papel dos influenciadores na Black Friday
Segundo a pesquisa, 64% das pessoas que seguem influenciadores depositam um alto nível de confiança neles, e 73% sempre procura investigar mais sobre produtos ou marcas depois que são recomendados por um influenciador. “A partir desses dados, o principal questionamento é: como as marcas podem aproveitar esse sentimento para estabelecer conexões mais dinâmicas e gerar mais engajamento durante a Black Friday?”, pontua Flávia.
Descontos e cashback
O levantamento mostra que 8 em cada 10 respondentes afirmam gostar de pagamentos que oferecem cashback e acreditam que isso deveria ser aplicado de forma mais ampla pelas lojas que participam da Black Friday.
“Cashback e recompensas são mecanismos que atraem os consumidores. As pessoas se sentem mais comprometidas quando existe uma relação de troca com o serviço que estão usando. No MeSeems, plataforma de recompensas e painel de respondentes da MindMiners, temos um marketplace com 150 lojas online, oferecendo até 10 pontos por real gasto. A pessoa também pode interagir na plataforma e consumir conteúdos sobre produtos e serviços. Então, além dela fazer isso sendo remunerada nas pesquisas, pode pedir sugestões ou indicar alguma experiência de consumo que teve com marcas de todo o Brasil”, explica Fabiane Quero, Gerente de MeSeems.
Em relação aos descontos, 76% geralmente realizam uma pesquisa antes para identificar quais delas estão com as ofertas mais atrativas durante a Black Friday.
A pesquisa traz um panorama completo, com outros dados como:
● 85% das pessoas compram presentes para si mesmas;
● 32% já está planejando os produtos que quer comprar na Black Friday;
● 74% afirmam que a Black Friday deveria durar mais tempo;
● 56% gostam de aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal e Ano Novo;
● 45% prefere comprar em lojas online.
“Entre os insights que obtivemos, talvez o mais importante seja sobre quais são os principais desafios das marcas em compreender as prioridades dos clientes e se tornarem referência para eles antes mesmo da data comercial. É um trabalho contínuo, que deve ser baseado em dados sobre o comportamento e preferências desses consumidores”, conclui Flávia.
MindMiners
A MindMiners é uma empresa de tecnologia que, desde 2013, tem o objetivo e o compromisso constante com a inovação para trazer disrupção para o mercado de pesquisa. A empresa combina tecnologia e pesquisa de mercado para garantir que as perguntas mais desafiadoras sejam respondidas pelas pessoas. Assim, as empresas podem saber mais sobre o comportamento dos consumidores, encontrando sempre respostas ágeis e confiáveis para seguir em suas ações de mercado. A MindMiners é a solução de consumer insights mais eficientes para orientar decisões de negócio e transformar dados confiáveis em ações. Combinamos expertise em pesquisa, tecnologia e inteligência de dados para ajudar empresas a entender o comportamento dos consumidores e venderem mais. Contamos com um painel de respondentes proprietário e exclusivo, o MeSeems, que reúne pessoas de todo o país e possibilita aplicar cotas, leituras mínimas e proporções de acordo com o objetivo estratégico de cada projeto.