Viagem Literária chega a São Caetano com contação de histórias
A cidade de São Caetano do Sul faz parte do programa Viagem Literária, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Todos os anos, o projeto percorre dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas […]
- Data: 24/09/2012 18:09
- Alterado: 24/09/2012 18:09
- Autor: Paula Caetano
- Fonte: PMSCS
Crédito:
A cidade de São Caetano do Sul faz parte do programa Viagem Literária, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Todos os anos, o projeto percorre dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais.
A partir deste ano, o programa passou a ser organizado pela Unidade de Bibliotecas e Leitura (UBL) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A UBL é a mais recente entre as unidades da Secretaria e está, aos poucos, assumindo a organização de todos os programas relacionados ao livro e à leitura.
Em São Caetano, o Viagem tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura da cidade, por meio do Departamento de Cultura. Neste mês, o encontro será no dia 27/9 (quinta-feira), às 10h e às 14h, na Biblioteca Municipal Paul Harris (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 – Bairro Santa Paula), com contação de histórias com Teatro do Espelho.
O grupo vai apresentar Borges para Pequenos: o jardim dos caminhos que se bifurcam. Com curadoria de Cândida de Godoy, foi concebido a partir da adaptação de contos de Jorge Luis Borges para o universo infantil. A narrativa lida com a literatura fantástica, peculiar à obra, e utiliza os principais signos dos contos propostos pelo autor. A música e os efeitos sonoros são originais e integram-se aos outros elementos da contação.
A história é de um cozinheiro do quinto batalhão do exército de palhaços, que, após cumprir dois anos de serviço preparando as mais saborosas comilanças, vai voltar para casa. No entanto, no caminho, perde-se num labirinto maluco e acaba encontrando o jardim dos caminhos que se bifurcam, um lugar de eventos incríveis.
Viagem – O programa estimula a formação de novos leitores, incentiva a produção literária, enriquece a atividade cultural e fortalece os vínculos entre as bibliotecas e as comunidades locais. Nesta edição, o Viagem Literária promove 210 eventos em 70 municípios do Estado, ultrapassando a marca de mais de 1,4 mil eventos realizados.
Todos os eventos do Viagem Literária são gratuitos e abertos ao público. A classificação é livre. Mais informações e a programação completa do projeto em www.cultura.sp.gov.br. Informações culturais de São Caetano na Secult, pelos telefones 4232-1294 e 4232-1237 ou no portal www.saocaetanodosul.sp.gov.br/secult.