Secretaria de Educação de Diadema realiza formação em primeiros socorros
Participam da atividade, em cumprimento à Lei 13.722/18, 200 pessoas entre equipes de escolas de educação infantil, ensino fundamental, creches, rede conveniada, escolas particulares autorizadas
- Data: 27/09/2023 17:09
- Alterado: 27/09/2023 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Lucas Barbosa
A Secretaria de Educação de Diadema promoveu, nesta quarta-feira (27), formação em primeiros socorros para diretoras da educação infantil, ensino fundamental, creches, rede conveniada, escolas particulares autorizadas, Educação de Jovens e Adultos (EJA), membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e funcionários da pasta.
Mais de 200 pessoas participantes, divididas em duas turmas (manhã e tarde), assistiram à palestra do Cabo J. Henrique, bombeiro educador do Corpo de Bombeiros do 8º Grupamento, de Diadema. O bombeiro ensinou sobre como agir em situações de emergência ou acidentes, como convulsões, engasgamento, AVC e queimaduras, e como proceder para realizar uma reanimação, se necessário.
As noções de primeiros socorros são fundamentais para funcionários das escolas e creches, que podem ajudar em situações de emergência enquanto aguardam a chegada de profissionais especializados, como os do SAMU ou do Corpo de Bombeiros. A formação é relacionada à Lei Lucas (13.722/18), sancionada em 04 de outubro de 2018 e que obriga escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
“Essa formação deve se tornar obrigatória e anual. É muito importante que os funcionários das escolas e creches estejam preparados para agir nesses casos e também que tenham o contato de pais, familiares ou responsáveis de todos os estudantes”, afirma a coordenadora da Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação, Liria Maria Palmigiano Fregnani.
Na avaliação da diretora da Emeb Terezinha Ferreira dos Santos, no bairro Jardim Portinari, Marines Dumont, a formação é valiosa, principalmente na etapa inicial da educação infantil, quando o educar e o cuidar são indissociáveis. “As crianças que atendemos são bem pequenas e frequentam o período integral, estando sujeitas à situações que requerem atendimento. Precisamos ter esses conhecimentos para saber como agir nas diversas situações.”
Embora a Lei Lucas ainda não tenha sido regulamentada, o Corpo de Bombeiros, ciente da importância da capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários da rede, desenvolveu um curso totalmente gratuito de 20 horas-aula, sendo 16 horas EAD (ensino à distância) e quatro horas presenciais. Os responsáveis das escolas podem acessar o manual para instituições, onde constam as orientações para acesso, acompanhamento e solicitação da certificação via plataforma, no seguinte endereço: https://educacaopublica.corpodebombeiros.sp.gov.br/