Ondas de calor impactam na queda das doações de sangue
Nas últimas semanas, houve uma queda de 30% nas doações de sangue
- Data: 25/09/2023 16:09
- Alterado: 25/09/2023 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: GSH Banco de Sangue de Santo André
GSH Banco de Sangue de Santo André
Crédito:Divulgação
As ondas de calor intenso estão afastando os doadores de sangue, afetando o equilíbrio dos estoques de hemocomponentes dos bancos de sangue pelo país. Nas últimas semanas, houve uma queda de 30% nas doações de sangue, de acordo com o GSH Banco de Sangue de Santo André.
“Percebemos essa queda em nossos estoques desde que o calor se tornou intenso e isso ocorre porque, com as temperaturas extremas, seja muito frio ou muito quente, as pessoas ficam mais propensas a doenças respiratórias, o que as tornam inaptas temporariamente para doarem sangue. Há ainda uma mudança de hábitos, muitas pessoas até evitam sair de casa para outras atividades, além do trabalho”, explica Genésio Mesquita, líder de captação do GSH Banco de Sangue de Santo André.
Em razão dessa baixa, a instituição está alertando para que as pessoas coloquem em sua agenda o compromisso da doação de sangue, um gesto solidário que salva vidas. Um a cada 10 pacientes internados necessitam de transfusões de sangue para se recuperarem. O GSH Banco de Sangue de Santo André atende a mais de 26 hospitais da região.
A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Av. Dom Pedro II, 877, Jardim (Próximo ao Parque Celso Daniel), com estacionamento no local.