Posse responsável é aliada no combate à Febre Maculosa
Poder público e população precisam estar unidos na prevenção da doença transmitida pelo carrapato contaminado
- Data: 22/09/2023 17:09
- Alterado: 22/09/2023 17:09
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
Embora Diadema não registre casos de Febre Maculosa Brasileira (FMB) nos últimos anos, é fundamental que todos estejam unidos na prevenção e no combate da doença. Nesse sentido, a posse responsável tem papel fundamental, já que a doença é transmitida pela picada do carrapato contaminado com a bactéria Rickettsia rickettsii.
“Em regiões urbanas, o transmissor é o carrapato Amblyomma aureolatum, que eventualmente pode parasitar cachorros, principalmente aqueles que passeiam em áreas de mata. Por isso, os tutores devem ficar atentos e não deixar os cães terem livre acesso à rua”, explica a veterinária e coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), antigo CCZ, Nanci do Carmo.
Entre outros hábitos adotados para prevenção da doença estão examinar, com frequência, cães e gatos após voltarem da rua e manter o pet com coleira carrapaticida. Caso precise entrar em área de mata, usar botas e roupas claras para visualização mais rápida de algum bicho que se fixar às roupas.
A veterinária ainda alerta que ao encontrar um carrapato, no animal ou no próprio corpo, a pessoa deve retirá-lo com pinça e leve torção. “Orientamos que o morador coloque o carrapato em um vidro, identificado com endereço e entregar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou na UVZ. Assim será possível, fazermos o monitoramento de onde estão circulando os transmissores da febre maculosa”, afirma.
Procure ajuda
Febre repentina, dor de cabeça intensa, dores musculares e manchas na pele são os principais sintomas da febre maculosa e podem se manifestar até cinco dias depois do contato com a bactéria. Ao ter contato com carrapatos e apresentar alguns dos sinais, procure o serviço de saúde e relate que a situação. A informação é um diferencial no momento do diagnóstico correto.
Semana
Para dar mais visibilidade ao combate e prevenção da febre maculosa, Diadema aderiu à Semana Estadual de Mobilização Contra Febre Maculosa Brasileira, com sensibilização da população e de profissionais de saúde.
No dia 27 de setembro, está prevista palestra para enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS) e gestores de Unidades localizadas em áreas de transmissão, como a região norte de Diadema. O objetivo é atualizar os conhecimentos de profissionais sobre febre maculosa.
Serviço:
Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) Diadema
Tel.: 0800 7710963