Levantamento aponta Santo André com uma das menores taxas de homicídio do país
Mapeamento de empresa de tecnologia utiliza dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade do Ministério da Saúde e do Censo 2022
- Data: 06/09/2023 19:09
- Alterado: 06/09/2023 19:09
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
COI Santo André
Crédito:Alex Cavanha/PSA
O município de Santo André aparece na oitava posição entre as cidades com menores taxas de homicídios do país, considerando os municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Os dados foram compilados no Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, que leva em consideração informações do Painel de Monitoramento de Mortalidade da túde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento usou parâmetros para estabelecer os índices de segurança nas cidades de todo o Brasil, e foi calculado conforme a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Para se chegar a este índice, foi realizado o agrupamento de categorias e tratamento de dados com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo foi feito pela empresa de tecnologia MySide.
Para realizar o cálculo foram analisados os dados dos 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA, do Ministério da Saúde. A metodologia utilizada classificou os municípios em quatro categorias, com ranking geral (dados de todo o país), cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes e cidades com população maior que 1 milhão de habitantes.
Santo André, nesta categoria, ocupou a oitava posição entre as cidades mais seguras do Brasil com população entre 500 mil e 1 milhão de pessoas, com 11,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. No ranking geral, o município de Jaraguá do Sul (SC) ficou na primeira posicão, Indaiatuba (SP) ficou na liderança em cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes, e Uberlândia (MG) obteve a melhor posição entre os municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Guarulhos (SP) ocupou o primeiro lugar entre cidades com mais de 1 milhão de moradores.
“Mesmo a segurança sendo uma atribuição estadual, estamos investindo continuamente em segurança pública, para proporcionar uma cidade cada vez melhor para se viver. Ampliamos o monitoramento por câmeras, implantamos a Muralha Eletrônica de Segurança e entregamos novos equipamentos, viaturas e armamentos para nossa Guarda Civil Municipal. São instrumentos importantes que, juntamente com as operações integradas em parceria com as polícias, reduzirão ainda mais os índices criminais”, afirma o prefeito Paulo Serra.
O relatório completo está disponível no link https://myside.com.br/cidades-mais-seguras-brasil-anuario-2023.pdf