Feira Agroecológica de Diadema é lugar de grupos solidários
Entre eles, o Espaço Colmeia, com alimentos e artesanatos feitos por pacientes da rede de saúde mental da cidade
- Data: 18/08/2023 11:08
- Alterado: 18/08/2023 11:08
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Espaço Colmeia
Crédito:Igor Andrade
Quem for hoje (18/8) à Feira Agroecológica e Solidária de Diadema, na região centro, vai poder comprar temperos e hortaliças sem agrotóxicos, flores e plantas, artesanatos, doces, geleias e outras comidas produzidas de forma artesanal e com todo o cuidado.
Entre as barracas que oferecem os alimentos caseiros, na Espaço Colmeia, são encontrados biscoitos, pães, bolos e o gostoso chá de amendoim, todos feitos por pacientes da rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Diadema e de seus familiares.
Todo o resultado da venda é dividido entre os participantes e o objetivo do grupo solidário ao montar a barraca é promover renda para os frequentadores da RAPS, que também produzem artesanato e peças feitas com costuras.
“O que mais gosto de fazer é cozinhar. O dinheiro que consigo com as vendas na feira, eu dou para minha mãe comprar coisas para a nossa casa”, afirma Marcos Nascimento Santos, integrante do Colmeia.
Além dos comestíveis, a Feira Solidária de Diadema comercializa produtos vindos de assentamentos do MST, da Região Metropolitana de São Paulo, e verduras, temperos e chás plantados por moradores de Diadema, participantes do programa municipal Agricultura Urbana.
A Feira Agroecológica de Diadema é uma realização da Secretaria de Segurança Alimentar e acontece toda terceira sexta-feira do mês na Praça Lauro Michels, também conhecida como Praça do Skate.
O período de compra é das 14h às 20h e durante a feira, além da aquisição de alimentos saudáveis, são realizadas apresentações artísticas levadas pela Secretaria de Cultura.