Cine Carlos Gomes recebe espetáculo teatral gratuito nesta quinta
Peça “Com os bolsos cheios de pão”, de Matei Visnec, também tem apresentação programada para sábado, no Teatro Conchita de Moraes
- Data: 15/08/2023 15:08
- Alterado: 15/08/2023 15:08
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Com os bolsos cheios de pão
Crédito:Divulgação/PSA
Santo André receberá nesta semana duas apresentações da peça “Com os bolsos cheios de pão”, dirigida por Vinícius Torres Machado. A apresentação mescla a aridez do texto do romeno Matei Visnec com o sutil humorismo do trabalho de dois atores, que se assemelham a clows. As apresentações gratuitas estão programadas para esta quinta-feira (17), às 19h30, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, e sábado (19), também às 19h30, no Teatro Conchita de Moraes.
Os atores são Edgar Castro, ex-mestre da Escola Livre de Teatro de Santo André, e Donizete Mazonas, formado em artes cênicas pela Unicamp. A direção é de Vinícius Torres Machado, doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Arte (ECA), da USP. Os dois personagens são o “Homem de bengala” e o “Homem de chapéu”, menos sujeitos com identidades e desejos íntimos do que clowns errantes, cujos nomes próprios não interessam. São dois homens que debatem a salvação de um cão preso em um poço, mas não tomam providência nenhuma.
A história se passa sobre um monolito circular, metálico e de aproximadamente um metro e meio de altura, que é o poço e o cenário de todo espetáculo, criado pelo cenógrafo Eliseu Weide. É nesse diminuto espaço que toda a ação se passa. A iluminação, pensada por Wagner Antonio para a encenação, sugere alguns deslocamentos para o público: no início, há apenas os dois personagens em pequenos movimentos; no desenrolar da peça, a iluminação revela uma surpresa e a situação limite dos personagens.
“Com os bolsos cheios de pão” foi escrita pelo autor romeno Matei Visnec, inspirada em uma situação vivida por ele. No começo dos anos 1980, o autor era professor de história em uma pequena vila rural, a 25 quilômetros de Bucareste. Para ir à escola, costumava pegar ônibus, metrô e trem. Nos últimos cinco quilômetros, ainda fazia o percurso de bicicleta.
Um dia, passando pelo poço abandonado da vila, ficou chocado ao descobrir um cachorro vivo. Ele latiu pedindo ajuda, mas, com pressa, só teve tempo de ver que era branco. O autor conta que continuou andando, mas cheio de culpa. À noite, soube que o cachorro havia sido salvo. “De repente, tive a revelação sobre a metáfora dessa peça: esse cachorro era eu, esse cachorro era todo o povo romeno trancado na ditadura a pedir inutilmente ajuda”, disse.
Matei Visniec nasceu na Romênia em 1956. Formou-se em história e filosofia e publicou seus primeiros textos de poesia em 1972.
Edgar Castro é ator, diretor e formador teatral. Trabalhou com diretores como Antunes Filho, Roberto Lage e Samir Yazbeck. Integrante de importantes coletivos como Cia do Latão, Cia Livre, Cia São Jorge de Variedades, Cia dos Inventivos, entre outros, como ator e diretor.
Orientou, de 2000 a 2003, a turma de iniciação da Oficina de Teatro do Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP). Coordenou o Núcleo de Pedagogia Teatral da ELT nos anos 2010 e 2011. Coordenador da Área de Teatro do CLAC/Centro Livre de Artes Cênicas, em São Bernardo do Campo, no período 2012/2013, fase de implantação do projeto.
Donizeti Mazonas é ator, dançarino e diretor. Formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atua na cidade de São Paulo desde 1995. De 1998 a 2002, integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho. Entre seus últimos trabalhos no teatro estão “Em Teu Nome”, adaptação e direção da obra “O Grande Inquisidor”, de Fiódor Dostoiévski, em 2020; “Revoltar-Memórias, Ilhas e Revoluções” de Dione Castro, com direção de Vinícius Torres Machado, em 2018; e “Um Bonde Chamado Desejo” de Tenesse Williams, com direção de Rafael Gomes em 2015.
Vinícius Torres Machado é diretor, dramaturgo e professor titular no Instituto de Artes da Unesp. É Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com estágio supervisionado na Gent University, da Bélgica. Dentre seus principais trabalhos, dirigiu e escreveu o espetáculo Aporia, na Escola Livre de Teatro de Santo André em 2015; dirigiu Denise Desenha nas Paredes, com a Digna Cia., pelo Festival Cultura Inglesa; dirigiu Saudade, com o grupo belga “Das Marionette” e apoio do estado de Flandres (em 2013, na Antuérpia).
Serviço
Espetáculo: “Com os bolsos cheios de pão”, de Matei Visnec
Direção de Vinícius Torres Machado
Elenco: Edgar Castro e Donizeti Mazonas
Data: 17/8/23 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro
Data: 19/8/23 (sábado)
Horário: 19h30
Local: Teatro Conchita de Moraes
Teatro Conchita de Moraes
Endereço: Praça Rui Barbosa, s/nº – Santa Teresinha