Programa de Castração já atendeu 339 animais em Diadema
Iniciativa já concretizou dois mutirões este ano, beneficiando animais das regiões Sul e Centro-Oeste. Para participar é necessário fazer inscrição prévia
- Data: 07/08/2023 17:08
- Alterado: 07/08/2023 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade
Com o intuito de promover o controle reprodutivo de cães e gatos em Diadema, a Prefeitura promoveu neste domingo (06/08), o segundo mutirão do Programa Municipal de Castração Animal. Toda a estrutura móvel foi montada no estacionamento do Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes e, na ação foram castrados e microchipados 185 animais, sendo 44 castrações em caninos fêmeas e 44 em caninos machos, além de 48 castrações em felinos fêmeas e 49 felinos machos.
“O segundo mutirão de castração em Diadema foi um sucesso. É uma parceria de duas secretarias, que está dando muito certo e só posso agradecer à Prefeitura de Diadema por apostar nesse programa, pois é um sonho realizado. Os pets também agradecem”, afirmou a médica veterinária e coordenadora da Unidade de Vigilância à Zoonoses (UVS), Nanci do Carmo.
Tutores ficaram satisfeitos e agradecidos
A exemplo do primeiro mutirão, no mês passado, o trabalho de castração acontecido neste domingo também foi bem sucedido e agradou todos os tutores. O perfil da ONG Patas Sem Lar elogiou. “Estamos aqui na castração gratuita de Diadema. Ótima estrutura: recepção, atendimento clínico, pesagem, espaço de espera, pós operatório e entrega de kits”.
Nas redes sociais, a usuária Dê Vicente Ribeiro fez questão de elogiar o trabalho. “Estive lá e consegui castrar a Lolla, minha gatinha. Fui muito bem atendida, somente elogios. Muito obrigada à Prefeitura e a Nanci do Carmo, vocês fizeram toda a diferença. Que outros animais possam ter essa oportunidade”, pontuou em seu relato.
Compartilhando da mesma linha de avaliação, outras tutoras opinaram sobre o segundo mutirão da Prefeitura. Moradora do Serraria, a tutora Gislene Bernardo Prudêncio contou que o atendimento dispensado ao seu gato “Buzz” foi ótimo e rápido.
Para Rebeca do Nascimento Silva, que inscreveu e castrou seu cão “Thor”, tudo foi novidade. “Fiquei surpresa e muito satisfeita porque nunca havia participado de um mutirão para essa finalidade. O atendimento foi muito melhor do que eu imaginava que seria, por isso adorei tudo”, disse.
A nordestina Maria Lúcia, também residente no Serraria, castrou sua gata “Mel” e destacou que os organizadores deram um tratamento maravilhoso tanto para os bichos quanto para os donos. “Eu fui de carona com uma amiga que levou a gata dela para castrar e nós duas saímos muito contentes com o serviço e o jeito como fomos tratadas”, agradeceu.
Parceria da Saúde e do Meio Ambiente em prol dos animais
O Programa Municipal de Castração Animal é uma parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a Saúde. Desde o início do ano, já foram contemplados 339 animais, já que no primeiro mutirão, realizado em 08 de julho, foram castrados e microchipados 154 animais, sendo 41 castrações em caninos fêmeas e 20 em caninos machos, além de 55 castrações em felinos fêmeas e 38 felinos machos.
“Esse é o nosso compromisso com o bem-estar dos animais e, juntos, podemos garantir uma vida mais saudável e feliz para os nossos queridos companheiros de quatro patas!”, destacou o secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza (Vaguinho), a previsão é realizar outros dois mutirões ainda neste segundo semestre. “Teremos mais duas datas para realizar o mutirão e, por isso, sugerimos que a população fique atenta e acompanhe o site oficial Adote Amor”.
Requisitos para inscrição
Vale salientar que os protetores de animais têm cadastro preferencial, pois exercem um trabalho fundamental com aquelas famílias mais vulneráveis, que muitas vezes não têm acesso à internet nem informações. Esses voluntários também buscam a castração para animais que estão nas ruas, contribuindo para o controle populacional desses grupos. Mas para isso, eles precisam ter um cadastro prévio de protetor de animais na UVZ (antigo CCZ), garantindo assim sua preferência às vagas de castrações.
Os tutores de cães e gatos interessados na castração gratuita devem fazer a inscrição no site https://adoteamor.diadema.sp.gov.br/. Cada tutor, poderá inscrever até 10 animais.
Para inscrição no Programa é necessário que os donos dos animais executem os três passos: preenchimento da ficha cadastral, envio dos documentos e autorizações, além de atender os seguintes critérios:
Os donos dos animais domésticos deverão ser moradores do município de Diadema.
Os cães e gatos deverão ter entre quatro meses e 8 anos de idade, serem saudáveis, fêmeas não grávidas e não branquicefálicos (ex: raças pug, buldogue, pequinês, Shih-tzu e outros).
Serão priorizados os animais dos tutores:
-Vulneráveis (moradores em situação de rua)
-Estejam inscritos no CadÚnico
-Tenham renda mínima de 1 salário mínimo per capta
Documentos necessários:
-RG
-CPF
-Comprovante de residência
-Comprovante no CadÚnico
Benefícios da castração – Segundo a médica veterinária, Nanci do Carmo, o procedimento nos animais traz inúmeros benefícios. “A castração de cães e gatos é importante para evitar doenças e a super população de animais. Além disto, aumenta a expectativa de vida do animal”.