Fundo Social de Diadema abre novo ciclo de formação com seminário
Plano é capacitar organizações para um concurso de projetos sociais em 2024
- Data: 03/08/2023 19:08
- Alterado: 03/08/2023 19:08
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação
A Prefeitura de Diadema, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou ontem, 2/8, o seminário de abertura do 2º ciclo de formação do Fórum Ampliado da Sociedade Civil Organizada da cidade, no auditório do Quarteirão da Saúde. O evento reuniu quase 100 representantes de organizações sociais e da Municipalidade.
No início do encontro, a presidenta do FSS, Inês Maria, agradeceu pelo comparecimento e disse que o objetivo dos ciclos formativos é preparar as organizações para uma atuação exitosa. “Nosso plano é realizar no próximo ano um concurso de projetos para entidades locais”, contou.
Para recepção dos participantes, o Fundo Social organizou uma apresentação de integrantes da Casa da Música.
Palestra sobre Participação Cidadã
Visando aprofundar e debater temas relevantes, o Fundo Social de Solidariedade de Diadema promoveu a palestra “Os resultados e compromissos da Participação Cidadã – O que nos move?”, com Professora Doutora Márcia Guerra. Pesquisadora e militante de Direitos Humanos, a palestrante é assistente social com Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela PUC-SP, professora e coordenadora do Curso de Serviço Social da FMU e coordenadora da elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo, entre outros.
Márcia Guerra, que aceitou voluntariamente o convite do FSS, destacou sua predileção pela cidade. “Faço questão de declarar que tenho muito amor por Diadema e considero a cidade um ícone no campo dos direitos humanos. Por duas décadas militei e aprendi muito nesta cidade, por isso é um prazer muito grande voltar e poder contribuir na formação das lideranças locais”, disse.
Em sua exposição, a palestrante ressaltou e parabenizou a cidade no campo da participação popular. “Diadema não faz uma política social para as pessoas, mas valoriza o saber popular e faz política social com essas pessoas”.
Depois de interagir e responder questões do público, Márcia Guerra fez suas considerações finais, aconselhando e orientando um caminho para o Fórum Ampliado da Sociedade Civil Organizada de Diadema. Citando o educador popular Paulo Freire, a palestrante finalizou. “Como ninguém se educa sozinho, todos se educam juntos, é importante que este coletivo de entidades seja sempre um espaço de alegria e motivação para incentivar o coletivo na troca de informações e experiências”, exortou a professora.
Fórum da Sociedade Civil
Criado em novembro de 2022, o Fórum Ampliado da Sociedade Civil Organizada de Diadema é um espaço destinado ao desenvolvimento da formação e articulação das entidades locais. A partir dessa constituição, o coletivo seguiu atuando em prol da capacitação de lideranças comunitárias.
Vale destacar que no final do semestre passado, o Fórum promoveu um encontro formativo com dicas e orientações sobre possibilidades de financiamentos e parcerias junto a órgãos públicos.
Na oportunidade, cerca de 40 entidades participaram do seminário “Políticas Públicas e Caminhos para a Captação de Recursos”. O evento contou com empenho e apoio de secretarias municipais que apresentaram seus projetos e as possibilidades de parcerias, financiamentos por fundos oficiais e privados de financiamento, entre outros temas.
Próximas aulas serão no Centro Kopcak
Este mês já estão programadas mais duas formações (dias 17 e 30) referentes ao tema “Desafio do Atendimento Conjunto à Garantia de Direitos”. Em setembro, a capacitação prossegue com três aulas (dias 13, 20 e 27) que vão abordar a temática “Sustentabilidade, Elaboração de Projetos Sociais e Plano de Trabalho”.
Em outubro vai terminar o ciclo formativo com dois encontros (dias 11 e 18) sobre o tema “Como Estar Apto Para a Captação de Recursos? Dispositivos Legais e Normativos”. Todas as aulas serão, das 14h30 às 17h, no novo Centro de Formação Carlos Kopcak – rua Manoel da Nóbrega, 155 – região central de Diadema.
Serviço
Fundo Social de Solidariedade de Diadema
Rua Almirante Barroso, 160 – Vila Santa Dirce
Telefone 4092-5340 (horário comercial)