Mamografias realizadas no QS em 2023 ultrapassam procedimentos de todo o ano anterior
Exames diagnósticos como ultrassonografia, endoscopia e colonoscopias também tiveram aumento na produção; Cirurgias eletivas foram retomadas e estão sendo ampliadas
- Data: 21/07/2023 10:07
- Alterado: 21/07/2023 10:07
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
No primeiro semestre de 2023, o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS), em Diadema, realizou 3.993 mamografias. O número é maior que os procedimentos de todo o ano de 2022, quando a produção chegou a 3.402 exames. O aumento na produção demonstra que o atendimento está voltando à normalidade após a suspensão dos atendimentos no período mais crítico da pandemia pela covid-19 e após a retomada da rotina de mamografia, em 2022.
A mamografia é um exame importante para acompanhamento, detecção precoce e rastreamento do câncer de mama. Por isso, a ampliação da oferta reflete positivamente no cuidado à saúde da mulher. “A retomada do exame foi importante, mas não é só isso. Temos todo o cuidado com a saúde da mulher estabelecido, como o acompanhamento dos resultados das mamografias convocando as mulheres que têm necessidade de realizar o ultrassom de mama e consultas com mastologia com prioridade, ou seja, temos hoje uma linha de cuidado para o câncer de mama no Quarteirão da Saúde”, explica a diretora do serviço, Maria Cláudia Vilela.
Claudia explica que até o final do ano, a projeção é realizar outros 4.200 procedimentos, totalizando mais de oito mil mamografias.
Além da mamografia, outros exames de imagem também tiveram aumento na produção. A quantidade de ultrassonografias realizadas de janeiro a junho (7.150), por exemplo, é 26% maior de toda a produção de 2022. A previsão é de que, até o final de dezembro, sejam ofertados mais 11 mil exames.
Já as endoscopias e colonoscopias, até o momento (1.156), representam 71% dos exames de 2022 e é maior que a produção de 2021 (690 procedimentos). “Esses exames foram impactados durante a pandemia da covid-19 por conta do risco aumentado de contaminação durante o procedimento. Alguns deles, inclusive, tiveram sua realização suspensa durante períodos mais críticos, mas conseguimos retomar a oferta”, explicou Cláudia.
O laboratório do Quarteirão da Saúde também já tem bons números neste ano e já realizou 1.054.831 exames laboratoriais nos primeiros seis meses de 2023.
No mesmo período, o Serviço de Oftalmologia realizou 39.917 exames e procedimentos oftalmológicos, o que representa 65% do atendimento em 2022. As consultas especializadas na saúde ocular ultrapassaram o número de sete mil. A área ainda participa do Programa Lentes do Saber, em parceria com a Secretaria de Educação, que já beneficiou 885 estudantes da rede municipal com avaliações oftalmológicas e 450 pessoas receberam óculos gratuitos. Ainda em 2023, estão previstos mais dois mutirões, um em setembro e o segundo em outubro.
Cirurgias
Entre 2021 e 2022, o Centro Cirúrgico do Quarteirão da Saúde ficou fechado para cirurgias durante sete meses por conta do uso do espaço para o atendimento de pacientes com covid-19.
Após a estabilização dos dados epidemiológicos, o espaço passou por revitalização completa. As cirurgias oftalmológicas foram todas retomadas com realização de 442 procedimentos cirúrgicos desde o início deste ano, além de pequenas cirurgias gerais como as dermatológicas, de lipoma e outras. “Estamos, no momento, adquirindo novos equipamentos para ampliar todas as cirurgias”, explica a diretora do QS.
Melhorias
Desde o início da gestão, a Prefeitura tem se empenhado para melhorar a infraestrutura do serviço e oferecer um atendimento com mais qualidade a cada dia. Entre as benfeitorias estão: revitalização da fachada do serviço, reforma de três salas do centro cirúrgico e do telhado com troca de telhas, limpeza e impermeabilização das calhas, instalação de 42 computadores no Centro Especializado de Reabilitação (CER) e recepções do QS, além de aquisição de equipamentos para diagnóstico, aparelho de BERA e dois ultrassons e retomada de exames. Ao longo de 2023, ano em que o Quarteirão completa 15 anos de funcionamento, a previsão é ampliar ainda mais as melhorias e a oferta de exames, consultas e cirurgias.
O espaço também recebeu novos serviços, como o Ambulatório DiaTrans e uma unidade da Rede Lucy Montoro.
E os avanços continuam em andamento. Nesse ano já foi feita a instalação de painéis chamadores de senha, contratação de Orientadores de Atendimento e Controladores de Acesso e, agora em julho, foi instalado o sistema de iluminação da fachada, que receberá cores diferentes a cada mês para sensibilizar a população sobre as campanhas temáticas, como Julho Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e outros. Ao longo do ano, pelo Planejamento da SMS, a previsão é ampliar ainda mais as melhorias e a oferta de exames, consultas e cirurgias.
Absenteísmo
As consultas com especialistas e exames realizados no Quarteirão da Saúde são encaminhadas via Unidade Básica de Saúde (UBS), que são a porta de entrada do sistema de saúde municipal.
Embora os números tenham crescido as faltas ainda geram prejuízo ao atendimento, pois o absenteísmo está, em média, 22%, nas consultas e exames. Quando isso ocorre significa que, a cada 10 atendimentos agendados, dois não são realizados por ausência do morador. Quando a pessoa informa ao serviço de saúde que não poderá comparecer, é possível remanejar a agenda dos profissionais e chamar outro paciente que está na fila pelo atendimento. Isso otimiza a fila e diminui a espera de quem precisa realizar um exame ou consultar um especialista.
“Nós estamos trabalhando para buscar novos investimentos para a saúde, aumentar a equipe médica de especialistas do Quarteirão da Saúde e ampliar o número de consultas ofertadas, mas também precisamos do apoio da população para diminuir as faltas nesses agendamentos que já acontecem para assim reduzir mais rapidamente as filas de espera”, afirmou o secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva.
O Quarteirão da Saúde atualmente conta com os seguintes serviços:
-Ambulatório DiaTrans;
-Centro Cirúrgico Ambulatorial;
-Centro Especializado em Reabilitação (CER) II (auditiva e física);
-Centro de Especialidades Médicas (CEMED);
-Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);
– Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais;
-Exames por imagem;
-Laboratório de Análises Clínicas;
-Serviços de Endoscopias;
-Serviço de Oftalmologia; e
– Unidade da Rede Lucy Montoro (serviço sob gestão estadual)
Serviço:
Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde
Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro.