Santo André entrega novo centro odontológico e amplia capacidade de atendimentos em 66%
Equipamento é o 41º a passar pela modernização do programa Qualisaúde, lançado em 2017
- Data: 10/01/2023 18:01
- Alterado: 10/01/2023 18:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Angelo Baima / PSA
A Prefeitura de Santo André entregou nesta terça-feira (10) as novas instalações do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que antes funcionava na Rua Campos Sales, 607, no Centro, e a partir de agora atende na Rua Brás Cubas, 176, também no Centro. A mudança de local representa significativa ampliação do serviço, que passou de seis para oito consultórios. Com isso a capacidade de atendimento aumentou em 66%, passando dos atuais 3 mil para 5 mil consultas e procedimentos por mês.
Essa foi a 41ª unidade de saúde de Santo André que passou pelo processo de modernização do Qualisaúde, programa criado em 2017. O novo espaço do CEO conta com 622 metros quadrados de área total, divididos em dois andares e com oito consultórios totalmente informatizados e equipados com cadeiras de dentistas novas. No total, serão 23 profissionais que vão trabalhar no equipamento. O investimento nas adequações e na infraestrutura do novo edifício foi de R$ 415 mil.
“Muito bom começar o ano entregando uma obra dessa proporção, uma obra da saúde que é tão importante para a nossa população. Estamos vivendo um momento bem mais favorável do que o vivido no início de 2017, quando assumimos e nos deparamos com diversos problemas, tanto de infraestrutura como de atrasos de pagamentos. Agora temos todas as razões para acreditar que teremos um ano de muitas inaugurações”, comentou o prefeito Paulo Serra.
O chefe do Executivo lembrou dos desafios que a pandemia da Covid-19 impôs ao município nos últimos dois anos e celebrou que os investimentos agora podem ser descentralizados. “Estamos vivendo momento de controle da pandemia, aliás, nesta terça-feira não temos nenhum paciente internado nos hospitais municipais em razão da Covid. Claro que ainda mantemos o alerta ligado com o surgimento das variantes, mas é um motivo para celebrar. Com este cenário podemos dar atenção a outras prioridades como o Fila Zero, que vai zerar a demanda represada por consultas”, comentou Paulo Serra.
Ex-superintendente do Semasa e da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura, Gilvan Junior, que está há oito dias no comando da Secretaria de Saúde, destacou a capacidade de atendimento do CEO. “Por várias vezes houve tentativas de levar o CEO para um lugar mais apropriado sem êxito e, desta vez, conseguimos. Todo mundo pôde ver o alto padrão desta obra e a estrutura do equipamento, que vai prestar 5 mil atendimentos por mês. Tenho certeza que agora teremos condições de atender ainda melhor o munícipe de Santo André”, ressaltou.
O CEO não é porta aberta, ou seja, os atendimentos são realizados mediante encaminhamento feito pelas unidades básicas de saúde. O munícipe que precisa de atendimento odontológico deve procurar sua unidade de saúde de referência e os casos mais complexos são encaminhados para tratamento no CEO, que conta com apoio em prótese, semiologia voltada para o diagnóstico de câncer bucal, endodontia, periodontia, além de atendimento a pacientes com necessidades especiais.