Educação de Santo André traça estratégia para avaliação diagnóstica de aprendizagem
Análise periódica dos alunos da rede municipal auxilia no planejamento do ano letivo
- Data: 26/01/2023 08:01
- Alterado: 26/01/2023 08:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Reunião sobre avaliação diagnóstica
Crédito:Helber Aggio/PSA
Realizada desde 2021 pela Secretaria de Educação de Santo André, a avaliação diagnóstica dos alunos da rede municipal seguirá sendo feita em 2023. A iniciativa, que auxilia as equipes de ensino na elaboração de estratégias ao longo do ano letivo, analisa o desempenho de estudantes do 2ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental em quatro áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
A avaliação diagnóstica foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (25) na Secretaria de Educação, com a presença do secretário Almir Cicote, juntamente com sua equipe técnica, e a participação virtual da professora Maria Inês Fini, reconhecida profissional em avaliação da Educação Básica e em análises estatísticas, que idealizou o sistema de avaliação utilizado em Santo André.
“Esta avaliação é de extrema importância para o desempenho dos alunos e professores, além da nossa gestão focada na Educação. Já sabemos da relevância desse projeto e acompanhamos os excelentes resultados dando continuidade na iniciativa, planejando da melhor forma o ano letivo de 2023”, destacou o secretário de Educação, Almir Cicote.
Maria Inês Fini aproveitou para ressaltar os encaminhamentos da parceria. “Orgulho desenvolver essa ação com uma equipe que, desde o início, em 2021, nos acolheu de maneira muito próxima e produtiva. Nesta nova era mundial, a Educação vem com ainda mais força na efetividade das políticas sociais”, comentou.
Para a avaliação na rede, foram aplicadas provas apresentadas no formato digital, via plataforma iClipe – uma ferramenta completa que contribuiu para que a rede municipal pudesse trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos no período do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. Após esse processo, os profissionais da Educação tiveram acesso às informações que permitem mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, funcionando de fato como um diagnóstico.
Em continuidade ao processo de avaliação, em 2022 as análises foram realizadas por trimestre, de acordo com o Documento Curricular da rede municipal de Santo André, considerando as habilidades previstas para cada ano e ciclo.